sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sínodo 2012: Igreja quer colocar questão de Deus no «mundo digital»

Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais antecipa atenção que vai ser dada ao tema na próxima assembléia mundial de bispos

 

 
D.R.
 
 
Cidade do Vaticano, 05 out 2012 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS) defendeu que a nova evangelização, tema do Sínodo dos Bispos que se inicia este domingo, deve passar pelo debate sobre Deus no “mundo digital”.
“Estamos perante uma cultura – as recentes intervenções do magistério pontifício falam precisamente de uma ‘cultura digital’ - que é originada pelas novas tecnologias comunicativas e que constitui um grande desafio para a comunidade eclesial”, escreveu D. Claudio Maria Celli no jornal do Vaticano ‘L’Osservatore Romano’.

O arcebispo italiano lembra que o instrumento de trabalho (instrumentum laboris) da 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, dedica quatro parágrafos (59-62) ao tema dos meios de comunicação no contexto da nova evangelização, com um título ‘As novas fronteiras do cenário comunicativo’.

Segundo o presidente do CPCS, organismo da Santa Sé, “o Papa está plenamente consciente dos limites das novas tecnologias e de algumas influências negativas que elas exercem especialmente no mundo juvenil, mas não as teme”.

“É necessário reafirmar que chegou o momento também de continuar a preparar cominhos que conduzam à Palavra de Deus, sem deixar de dedicar uma atenção especial a quem se encontra na condição de busca, aliás procurando mantê-la viva como primeiro passo da evangelização”, acrescenta.
O instrumento de trabalho do próximo Sínodo sublinha as “enormes possibilidades” e os “grandes desafios” que as novas tecnologias da comunicação colocam à Igreja Católica.

“Não há lugar no mundo de hoje que não possa ser alcançado e, por isso, não estar sujeito à influência da cultura mediática e digital, que progressivamente se estrutura como o ‘lugar’ da vida pública e da experiência social”, refere o texto.

A próxima assembleia sinodal, que vai decorrer entre 7 e 28 de outubro, é dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.
Os responsáveis da Santa Sé consideram que a “a par dos meios de comunicação mais tradicionais, especialmente como a imprensa e a rádio”, os novos media estão a servir cada vez mais “a pastoral evangelizadora da Igreja, tornando possíveis interações a vários níveis”.

“É pedida aos cristãos a audácia de frequentar estes ‘novos areópagos’, aprendendo a dar uma valorização evangélica, encontrando os instrumentos e os métodos para tornar audível também nestes lugares”, acrescenta o documento, disponibilizado em oito línguas, incluindo o português, através da página do Vaticano na internet.

Já o texto preparatório («lineamenta»)para o Sínodo dos Bispos de 2012 assinalava que a Igreja tem de “trazer a questão de Deus para dentro dos problemas” da humanidade.

Falando numa “demanda de espiritualidade” na atualidade, o Vaticano aludia ao “retorno da necessidade religiosa” e à “procura da espiritualidade que a partir das novas gerações emerge com renovado vigor”.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados de todo o mundo, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja Católica.
OC

Agência Ecclesia
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário