terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mensagem do Ângelus na solenidade da Epifania do Senhor


Aos cinco mil fiéis e peregrinos congregados na Praça de S. Pedro, vindos de todos os cantos do mundo para assistir a oração mariana do Ângelus neste dia da solenidade da Epifania do Senhor o Papa Francisco começou por recordar que <<hoje solenidade da Epifania a Igreja celebra a memória da chegada dos Reis Magos ao Oriente para adorar o recém-nascido Rei dos Judeus e Salvador do mundo e oferecer-lhe os dons simbólicos>>.

Com o seu gesto de adoração, prosseguiu o Papa, os Magos testemunharam que Jesus veio ao mundo para salvar não só um povo mas todos os povos. Por conseguinte, com a festa hodierna o nosso olhar se alarga para o mundo inteiro para juntos celebrarmos a “manifestação” do Senhor à todos os povos, isto é a manifestação do amor da salvação universal de Deus.

Deus, de facto não reserva o seu amor à alguns privilegiados, em detrimento dos outros. Mas o ofereço-o à todos. Como de Todos Ele é o Criador e o Pai, assim também quer ser salvador de todos. É por isso, disse o Papa, que somos chamados a alimentar sempre grande confiança e esperança em relação à cada pessoa e sobre a possibilidade da sua salvação: também aqueles que nos parecem longe do Senhor são seguidos, “perseguidos” pelo seu amor apaixonado e fiél.

A narração evangélica dos Magos, disse ainda o Papa, descreve a sua viagem para o Oriente como uma viagem da alma, como um caminho em direcção ao encontro com Cristo. Eles são atentos aos sinais que indicam a presença; são infatigáveis em enfrentar as dificuldades da busca; são corajosos em tirar lições da vida derivada do seu encontro com o Senhor.

<<A experiência dos Magos evoca o caminho de cada homem em direcção à Cristo. Como para os Magos, também para nós procurar Deus quer dizer caminhar, fixar o céu tentando descobrir no sinal visível da estrela, o Deus invisível que fala ao nosso coração. A estrela capaz de guiar cada homem para Cristo é a Palavra de Deus: essa é luz que orienta o nosso caminho, alimenta e regenera a nossa fé>>.

De facto, prosseguiu o Papa Francisco, é a Palavra de Deus que renova continuamente os nossos corações, e as nossas comunidades. Por isso, advertiu, o Papa Francisco, não esqueçamos de ler e meditar quotidianamente a Palavra de Deus, por forma a que ela possa tornar numa luz que ilumina os nossos passos e também os passos vitais de todos aqueles que diáriamente caminham ao nosso lado.

Finalmente o Santo Padre manifestou a sua aproximação e uma saudação aos irmãos e irmãs do Oriente, católicos e ortodoxos que celebram amanhã, dia 7 de Janeiro a festa do Natal do Senhor. Ao mesmo tempo o Papa Francisco recordou aos presentes que hoje  se celebra também a Jornada Mundial da Infância Missionária. <<É, disse o Papa, a festa das crianças que vivem com alegria o dom da fé e rezam para que a luz de Jesus chegue à todas as crianças do mundo>>. E a todos, o Papa convidou a apresentar a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, os bons propósitos, pedindo para que ela possa difundir no mundo inteiro o Evangelho de Cristo, Lumen Gentium, luz de todos os povos.


Depois do Angelus o Papa dirigiu aos 50 mil fiéis e peregrinos reunidos na Praça de S. Pedro uma cordial saudação e de modo particular à procissão histórico-folcrorística que este ano é dedicado aos territórios das Comunas italianas de Segni, Artena, Carpineto Romano e  Gorga. E o Papa concluiu com os votos de um bom domingo e bom almoço para todos.( Fonte; Radio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário