quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mensagem do Bispo Diocesano de Campina Grande para o Retiro do Clero 2011


Estimados irmãos presbíteros, o retiro do Clero de Campina Grande acontece dentro da realidade que estamos vivendo, marcada por fatos e paradigmas que nem sempre estão de acordo com os valores e critérios do Evangelho de Cristo. Devemos, pois, estar voltados ainda mais para o centro de nossa vida de fé e de nossa espiritualidade cristã e sacerdotal, a fim de permanecermos firmes e bem orientados diante dos desafios e questionamentos que, a todo instante apresentam-se na vida social e política, no trato com as pessoas e grupos, as instituições e organizações, os poderes constituídos, a fim de podermos dar as razões da nossa fé e da nossa esperança a quem nos pedir.
O Santo Padre Bento XVI recorda-nos que “a espiritualidade sacerdotal é intrinsecamente eucarística” e “para conferir à sua existência uma forma eucarística cada vez mais perfeita, o sacerdote deve reservar amplo espaço para a vida espiritual. É chamado a ser continuamente um autêntico perscrutador de Deus, embora ao mesmo tempo permaneça solidário com as preocupações dos homens”
Além de buscar, orientar e conduzir com todo zelo o povo fiel, estejamos atentos e vigilantes para que nós mesmos, não nos percamos diante de tantas propostas de ida que não condizem com o seguimento de Cristo. Rezemos constantemente pedindo ao Senhor que nos conceda a graça de testemunharmos todos juntos, ministros sagrados e povo santo de Deus, as maravilhas de Deus operadas em nós por meio de seu Filho Divino e de seu Santo Espírito.
Nessa perspectiva, experimentamos a graça da renovação espiritual do nosso clero e a alegria do seu crescimento numérico. Acrescentamos a isso, o despertar da consciência dos sacerdotes de nossa Diocese para a interiorização da dimensão do serviço, em vista de uma maior comunhão e participação.
Nesse sentido, o objetivo geral das diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil reafirma o discipulado e o compromisso pela unidade na missão. Esta unidade manifesta-se entre nós presbíteros não simplesmente por meio de uma uniformidade, mas através de uma diversidade na colegialidade, unidos pelo vínculo da paz, da espiritualidade e da fraternidade, capaz de amizade, respeito, solidariedade, corresponsabilidade, compromisso e empenho mútuo na construção do Reino, que integra efetivamente também os projetos, missão e prioridades pastorais da Diocese.
O nosso sacerdócio ministerial se renova e atualiza por meio do serviço que prestamos a Deus e aos irmãos, no seguimento de Cristo, pela oração e pela caridade, na medida em que vivemos concretamente a graça da vida cotidiana. Nesse contexto, vivemos a expectativa do lançamento do Diretório Diocesano para os Sacramentos e a preparação para a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral. Supliquemos ao Senhor Jesus Cristo que nos conceda a graça e a coragem necessárias para vivermos em santidade e justiça diante dele, cumprindo com perfeição o encargo de nossa servidão. Que ele nos conduza juntos à perseverança e fidelidade ao discipulado missionário, sob a proteção da Virgem Santíssima e Imaculada.

+ Dom Jaime Vieira Rocha
Bispo Diocesano de Campina Grande
João Pessoa, 04 de Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário