quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pastoral da Juventude Realiza Encontro Diocesano


A Pastoral da Juventude da Diocese de Campina Grande realizou domingo passado (10), no Seminário São João Maria Vianney, o Encontro Diocesano da PJ (EDPJ). O encontro teve como temas abordados: I – O Grupo de Base; II – O que é a PJ? Um Jeito de ser e fazer; III – Jornada Mundial da Juventude e Dia Nacional da Juventude e IV – Agenda. O Encontro contou com a participação do Pe. João Barbosa e com jovens de diversas paróquias da nossa diocese.
A parte da manhã foi voltada para a formação, onde teve como foco principal o Grupo de Base da PJ. Nayara Aires, secretária da PJ de Campina de Grande, conduziu o momento que mostrou qual o perfil dos grupos que temos e a importância da base no serviço pastoral. Seguindo com as atividades o coordenador da PJ diocesana, Nivalter Aires, mostrou o que é a PJ e o qual foco do seu serviço. Qual é o jeito de ser e fazer Pastoral da PJ.
Após o almoço os participantes do encontro sentaram em Grupos de Trabalho para dialogar sobre os principais avanços, dificuldades e sonhos no trabalho da evangelização da Juventude em nossa diocese. A Parte final do encontro teve caráter informativo e de encaminhamentos. Foi aberta a conversa sobre a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de Agosto na Espanha, o momento serviu para mostrar o que é essa “tal” Jornada e como estava o preparativo da delegação brasileira para a JMJ 2011. O momento também serviu para conversa sobre a JMJ 2013 que acontecerá no Brasil e como a diocese estaria se preparando para receber a Cruz da Jornada com o Ícone de Nossa Senhora que chega a Campina Grande em fevereiro de 2012.
Como encaminhamento dos grupos saiu a realização por parte da diocese do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que deverá acontecer numa cidade fora de Campina Grande. As paróquias ficaram de levar as propostas a serem discutidas e definidas na próxima reunião. Uma definição sobre o DNJ é que ele será realizado na data proposta nacionalmente (30 de Outubro).
Na reunião também ficou definida a agenda de atividades para o segundo semestre de 2011. As datas serão as seguintes:
  • 24 de Julho: Feijoada da PJ – Local: Gran Fest (Entrada: R$5,00)
  • 29 a 31 de Julho: Fórum Ajuri da PJ Nordeste 2 – Cabrobó/PE
  • 4 de Setembro: Reunião Ampliada da PJ
  • 25 de Setembro: Reunião Ampliada da PJ
  • 15 de Outubro: Reunião Ampliada da PJ
  • 30 de Outubro: Dia Nacional da Juventude
  • 10 a 12 de Novembro: Assembleia Diocesana de Pastoral
  • 18 a 20 de Novembro: XI Encontro Regional da PJ Nordeste 2 – Patos/PB ou Campina Grande/PB
  • 25 a 27 de Novembro: Assembleia Diocesana da PJ
  • 17 e 18 de Dezembro: Confraternização da PJ
  • 8 a 15 de Janeiro: X Encontro Nacional da PJ – Maringá/PR
Carlos Marinho (Carlinhos)
Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude – Nordeste 2
Comissão Regional do Setor Juventude – PJ
Assessoria Diocesana da Pastoral da Juventude – Campina Grande
Paroquiano da Catedral Nossa Senhora Conceição – Campina Grande
(83)8803-4447/9655-5588
Twitter: @karlinhosouto
Skype: karlinhosouto.pj
Facebook: Carlinhos Marinho
Orkut: Carlinhos Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário