terça-feira, 19 de julho de 2011

SECOBB: "Internet é um novo contexto existencial", diz especialista


SecobbBispos2A conferência “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede” foi um dos destaques nesta quinta-feira, 14, no Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), que termina no próximo sábado, 16, no Rio. O conferencista, padre Antônio Spadaro, editor da Revista La Civiltà Cattolica, despertou a atenção dos bispos participantes ao apresentar a internet como espaço existencial mais que meio de evangelização.
“Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”, disse padre Spadaro. “A internet é um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida off line”, afirmou.
SecobbSpadaro1Para o religioso, a internet é uma revolução “com raiz no passado” por replicar “antigas formas de transmissão do saber e do viver comum”. Ele defendeu a ideia da internet como ambiente e não simplesmente instrumento de comunicação.
“Internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural, que determina um estilo de pensar, contribuindo para definir um modo peculiar de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e mesmo um modo de estar no mundo e de organizá-lo”, destacou.
Segundo padre Spadaro, neste sentido se pode dizer que a internet não é um “um novo meio de evangelização”, mas, antes de tudo, “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”.
O desafio para a Igreja, de acordo com Spadaro, não é o modo de usar bem a rede, “como se acreditava”, mas “como viver bem o tempo da rede”. “A Rede coloca desafios muito significativos para a compreensão da fé cristã. A cultura digital tem uma reivindicação a fazer ao homem mais aberto ao conhecimento e aos relacionamentos”, considerou.
Previsto para falar apenas na parte da manhã, Spadaro se encontrou novamente com os bispos à noite. A coordenação do Seminário mudou a programação para atender ao pedidos dos bispos que manifestaram o desejo de  aprofundar o tema debatido pela manhã com o editor da revista La Civiltà Cattolica.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário