sábado, 24 de março de 2012

Campanha Voluntariado JMJ Rio 2013 espera reunir 60.000 voluntários vindos do Brasil e do mundo

Para construir a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, serão necessários 60.000 voluntários. Espera-se que 45.000 deles sejam Voluntários Diocesanos, ou seja, provenientes das 280 paróquias da Arquidiocese do Rio, Niterói, Caxias e Nova Iguaçu. Os outros 15.000 voluntários deverão vir de outros lugares do Brasil e do mundo. O lançamento da Campanha de mobilização de voluntários nas paróquias começará este 25 de março em toda a Arquidiocese do Rio.

Para convidar nossos jovens a participarem da JMJ Rio2013 como voluntários, o Comitê Organizador Local (COL) lança uma campanha com esforços voltados para o Rio de Janeiro e todo o Brasil.
Além da forte presença na internet, a Campanha contará com materiais de divulgação na TV, Rádio, Jornal e Revistas, mas, principalmente propõe ações que levam os jovens à experiência do voluntariado.

A ideia é mostrar a beleza, a vivacidade e a força da juventude, enaltecendo-a, não apenas como faixa etária, mas como uma forma de ser e viver. Para se comunicar com esse público, a comunicação diz: Curta, Siga e Compartilhe. Exerça Sua Juventude.

Para o responsável pelo Setor de Voluntários, padre Ramon Nascimento, "os voluntários são alma da Jornada". São eles que fazem a Jornada acontecer em todos os seus aspectos.

Falando sobre o benefício para o jovem que virá da experiência do voluntariado, Pe. Ramon disse em entrevista exclusiva a ACI Digital que “a primeira coisa que deve estar claro para quem se voluntariar na JMJ, é que ele não é um simples voluntario, ele é um discípulo. É uma obediência aquela palavra de Jesus que diz que quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos. Mas de maneira pratica a experiencia vai sempre colaborar com o currículo da pessoa mostrando a sua versatilidade, sem contar que hoje uma experiencia de voluntariado é muito valorizada por muitas instituições e empresas”.

Sobre o objetivo de chegar aos 15 mil voluntários de outros lugares do Brasil e do mundo, o sacerdote compartilhou que “o site www.rio2013.com já tem versões em inglês e espanhol, assim todos os estrangeiros que dominam o inglês e o espanhol já conseguem se inscrever, mas em breve teremos o site traduzido por outras línguas”.
“O comitê organizador local tem muito claro que a Jornada é mundial por isso precisamos falar muitos idiomas”, sublinhou Pe. Ramon.

O presbítero também recalcou que, se bem o voluntário não pode ter menos de 18 anos cumpridos, não há um limite de idade para ser voluntário.

“Não há limite de idade máxima, pelo contrario é muito claro para nós que a experiencia de muitos adultos podem colaborar com a Jornada. Então ninguém se sinta excluído, pelo contrario todos são muito bem vindos”, exortou.

Por último, ao falar sobre as funções dos futuros voluntários o padre encarregado do setor afirmou que “as tarefas são as mais variáveis, eles podem atuar: recebendo os peregrinos nos aeroportos, rodoviárias, traduzindo material, atuando nos atos centrais, trabalhando no COL e muito mais”.

Pe. Ramon lembrou que “os voluntarios pagam inscrição assim como os peregrinos, mas como os voluntarios ofereceram os seus dons eles tem um desconto na inscrição. Hoje não podemos falar em valores, mas muito breve eles serão revelados”.

A campanha está em consonância com a citação bíblica que norteia o trabalho voluntário da JMJ Rio2013: "Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como graça dada por Deus" (I Pd 4, 11b).
Um dos atos da campanha mobilizará os jovens para a Jornada Diocesana da Juventude e outro incentivará a juventude carioca a realizar trabalho social e doar sangue.

O programa da campanha de voluntariado para a JMJ será realizada da seguinte maneira:

Dia 25 de março - Missas com intenção pelos jovens em todas as Paróquias do Rio de Janeiro.

Após essa Celebração terão início as atividades da "Mobilização V", que acontecerão de 31 de março a 14 de abril.

A "Mobilização V"

Serão ações realizadas em diferentes dias, incentivando o espírito jovem e a participação em atividades voluntárias

Ato Curta – Dia 31 de março – Jornada Diocesana da Juventude

Encontro de jovens no sábado (celebrando o Domingo de Ramos). Concentração às 14h na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Ato Siga – De 1º a 13 de abril – Ação social

Realize ações sociais solidárias. Você e seus colegas podem exercer o voluntariado em atividades como: visita a asilos, orfanatos, ajuda aos vicentinos da paróquia. O importante é fazer o bem espontaneamente.

ATO Compartilhe – Dia 14 de abril – Doação de sangue

Neste dia, organizaremos um mutirão de doação de sangue em todo o Brasil.

Procure seu coordenador paroquial e organize-se para DOAR SANGUE. O local para doação de sangue no Rio de Janeiro é o HEMORIO: Rua Frei Caneca, n.º 8, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Das 7h às 18h  - Tel.: (21) 2332-8611

Para mais informação, visite: http://www.rio2013.com/pt/voluntarios

Fonte: Aci Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário