quarta-feira, 7 de março de 2012

"Meu irmão, o Papa": livro traz revelações do irmão de Bento XVI

Mons. Georg Ratzinger e Michael Hesemann
Um novo livro revela como o irmão mais velho de Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger se sentiu quando seu irmão, Joseph, foi eleito Papa em abril de 2005.

"Honestamente, reagiu à notícia da eleição de seu irmão com uma mescla de decepção e tristeza", disse o escritor alemão Michael Hesemann ao EWTN Notícias na última quarta-feira, 29.

Hesemann entrevistou em distintas ocasiões Monsenhor Ratzinger. Com o resultado delas escreveu o livro "Meu irmão, o Papa", que começou a ser vendido no dia 1º de março.

Monsenhor Ratzinger, disse Hesemann, "sabia que seu irmão não era ambicioso" e "nunca teve a intenção de ser Papa". Depois da morte do Papa João Paulo II em 2005, estava esperando a aposentadoria iminente de seu irmão do posto de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.


A nomeação

O Cardeal Ratzinger tinha planejado deixar Roma depois de 24 anos, para "passar mais tempo com seu irmão na Baviera, onde sua casa particular segue esperando por ele, para escrever livros e talvez passar mais tempo viajando juntos", disse o escritor.

Mas o plano dos irmãos se viu frustrado na tarde de 19 de abril de 2005, quando o Sacro Colégio Cardinalício escolheu o Cardeal Joseph Ratzinger como Papa.

Esta decisão "destruiu todos os planos humanos e os substituiu por um divino", comentou Hesemann, e acrescentou que "como sempre com os planos divinos, foi difícil para os dois aceitá-lo".

Enquanto Bento XVI sentia como se uma "guilhotina" tivesse caído em cima, seu irmão Georg se sentia "destruído", comentou Hesemann.

"Durante horas, ele não usou o telefone e quase perdeu a chamada de seu irmão. Estava deprimido e não parou até que conseguiu chegar a conciliar a nova situação".

Sete anos mais tarde, Monsenhor Ratzinger já aceitou a nova posição de seu irmão e também "aceitou os planos de Deus".

"Ele tem um telefone especial reservado para as chamadas de seu irmão, que liga de vez em quando. Ele o visita umas quatro vezes ao ano por períodos de 10 dias".

Monsenhor Ratzinger "admite que não mudou muito em sua relação com seu irmão", além das coisas pelas que seu irmão lhe pede orar. Essas intenções "mudaram e se fizeram mais globais", explicou Hesemann.


Peculariedades

Monsenhor Ratzinger é três anos mais velho que seu irmão Papa. Tinham uma irmã, María. Juntos cresceram na Baviera rural, onde seu pai, José, era oficial da polícia. Desde muito tenra idade, Georg mostrou talento musical e tocava o órgão na igreja local. Os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia em 1951.

Georg se tornou o diretor do coro de meninos "Regensburger Domspatzen", enquanto Joseph chegou a ser professor universitário e mais tarde Papa.

"Unidade na diversidade", como Hesemann descreve a relação entre os dois irmãos. "Sim, são muito diferentes", afirmou.

O mais velho dos Ratzinger, disse, é um "músico dotado" que "é menos tímido e mais social que seu irmão, um homem com um grande coração, amável com todos". Seu irmão "o grande teólogo, um intelectual tímido, que sempre desfrutou do tempo em reclusão, e que talvez seja a mente mais brilhante do mundo católico".

Entretanto, há "muito mais do que os une", como sua "infância comum em uma amorosa, compassiva e piedosa família, sua educação na zona rural da Baviera, seu amor pela música e, acima de tudo, sua fé profunda, seu sacerdócio e seu serviço à Igreja".

Com os anos, suas vidas tomaram diferentes direções em países distintos, mas "o que sempre se manteve foi seu vínculo comum, o amor fraterno e o cuidado de uns com outros", disse Hesemann. "Verdadeiros irmãos com um só coração e uma só alma, como dizemos na Alemanha", acrescenta.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário