segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ação de Graças pela Paróquia do Rosário

Por ocasião da dedicação das muralhas de Jerusalém,
os levitas foram convocados para irem a Jerusalém
a fim de celebrarem a dedicação com festa e ação de graças”
(Ne 12,27).

Caros irmãos e irmãs, a Paróquia do Rosário em Campina Grande está em festa por ocasião dos seus setenta e quatro anos de existência. Dom Moysés Coelho, então Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, a erigiu em 15 de agosto de 1940. Portanto, uma rica história de existência pastoral que nos motiva a celebrar este momento com maior júbilo e fervor.

Além disso, há quatro anos, em 15 de agosto 2010, Dom Jaime Vieira Rocha juntamente com a Paróquia realizou uma missa festiva para dedicar a Igreja Matriz, dando importância maior a essa data comemorativa. Daí que, considero de suma importância convidar a todos para rezarmos uma Missa no domingo 31 de agosto, às 19h30, para comemorarmos essa data tão significativa.
Da minha parte agradeço de coração a Deus por ter me enviado a ser o Pároco deste povo tão bom. Hoje tenho a alegria renovada por ter recebido o encargo de uma paróquia tão vibrante, tão cheia de dons que pude ver nas atividades que contemplei nesses quase três meses ao lado deles. Obrigado Senhor, pela bondade que me concede de renovar o ministério sacerdotal, grande graça que recebi.

É admirável olhar aquelas paredes internas da linda matriz, arquitetura em arcos que engrandecem a estrutura, aquela suntuosa torre em formato de agulha que nunca vi mais bela, uma elevação do telhado que embeleza os olhares com a majestosa telha inglesa, a venerável Imagem da Padroeira presidindo o altar, a Imagem do Crucificado suspensa dão especial nobreza a matriz e muitas outras coisas de raro esplendor. Bom seria se as paredes da Igreja pudessem falar. Com certeza contariam as numerosas graças que Deus operou ao longo destes mais de setenta anos que se passaram.

Inúmeros receberam ali os benefícios dos Sacramentos, uns se tornaram cristãos pelo Batismo, outros se uniram pelo laço sagrado do Matrimônio, muitos suplicaram e conseguiram o perdão de Deus por meio do Sacramento da Penitência e alguns filhos receberam o sacramento da Ordem.

Que maravilha que este apostolado continua produzindo seus frutos benéficos, tanto é verdade que a Igreja do Rosário chegou a esta maturidade septuagenária, com ares de vida sempre renovada, pessoas sempre mais sedentas de servir a Igreja, fiéis que se multiplicam com renovado ardor para seguirem Jesus. Sem dúvida, um povo de participação ativa à vida da Igreja, e isso faz com que aumente em nós sempre mais a esperança e o entusiasmo próprio dos que são guiados pelo Espírito Santo, na busca de conseguirmos acordar com o testemunho cristão, os que vivem afastados ou indiferentes à fé.

É desejo de Nossa Senhora do Rosário, Mãe desta comunidade, que continuemos seguindo seu Filho Jesus, sendo uma Igreja viva, participativa, interventiva, corresponsável com a missão, comunidade alimentada pela Palavra de Deus e pela a Eucaristia, comprometida com a evangelização, sinal e presença do Amor de Deus no mundo, junto de todos e, em especial, dos mais pobres e carentes.

Diante de um mundo impregnado pelo pluralismo cultural e religioso e atrelado ao indiferentismo da fé que atinge brutalmente nossas comunidades católicas, precisamos intensificar nossas práticas religiosas. Somos cada vez mais convidados a um novo jeito de ser Igreja, um novo jeito de ser missionário, a renovar as metodologias para que sejam capazes de mobilizar a Paróquia num movimento que impulsione de dentro para fora, que envie nossos fiéis à uma ação concreta de evangelização que vise uma atenção maior e um cuidado cheio de zelo pelos mais pobres e distantes.

A paróquia é como uma mãe acolhedora que conhece e ajuda seus filhos, sobretudo aqueles que precisam de conforto espiritual e apoio material, para se erguerem e enfrentarem, com fé e coragem, os caminhos difíceis das suas vidas. Não há razão de ser comunidade cristã se não sentirmos o desejo de promover a comunhão, viver a solidariedade e a fraternidade!   
     
Neste momento importante para o Rosário, nós que formamos a Igreja, ao fazermos esta memória da instalação e dedicação desta Paróquia, elevamos também a Deus a nossa prece agradecida por todos aqueles que, vivos ou falecidos, de algum modo estiveram ligados à concretização do Projeto de Deus nesta comunidade, empenhando-se na construção e preservação do prédio e do seu patrimônio, mas sobretudo na edificação e aperfeiçoamento de espaços pastorais que dão vida a tudo que existe.

 É nosso dever de gratidão lembrarmos os padres que passaram por aqui e se esforçaram para preservar toda essa estrutura. Todos merecem ser recordados e trazidos à memória, com seu devido destaque para alguns que deixaram sinais marcantes. A eles um gesto de gratidão pela presteza e colaboração de amor dispensado a esse povo. Da mesma forma, é dever nosso e considero mais que justo estender os nossos agradecimentos a todos os paroquianos de ontem, os que no passado colaboraram com dedicação e espírito de fé, em benefício desta Paróquia. Enumerá-los seria a tarefa difícil, mas recordá-los é o mínimo que podemos fazer em nossas preces. Aos paroquianos de hoje, desejo que, sob as luzes do Espírito Santo, continuem animados na caminhada ao encontro do Cristo, apesar das dificuldades que encontrarão ao longo da estrada.

A todos vocês, irmãos e irmãs, os mais sinceros votos de que a presença de Cristo entre nós nos ajude a crescer na Fé e no seguimento do Filho de Deus, que por amor nos tornou filhos do mesmo Pai. Que nossa Mãe Padroeira seja nossa intercessora: Nossa Senhora do Rosário! Rogai por nós!
Postado por Pe. Márcio Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário