Representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram da Reunião da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizada em Brasília (DF), de 18 a 20 de julho.
Segundo os organizadores, estiveram presentes 50 pessoas, entre elas o bispo referencial das CEBs, dom Giovane de Melo; o arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho.
Durante o encontro, os participantes avaliaram o processo de preparação e realização do 13º Intereclesial das CEBs, ocorrido em Juazeiro do Norte (CE), de 7 a 11 de janeiro, e que reuniu cerca de 4 mil romeiros.
Além disso, refletiram sobre a conjuntura social e política, apresentada pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo, e sobre a conjuntura eclesial e o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades”, com o padre Benetido Ferraro.
Dom Giovane Melo falou sobre os textos aprovado na 52ª Assembleia Geral da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” (Estudos 107) e “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI” (Documento 101).
Por sua vez, dom Orlando Brandes apontou os “desafios e alegrias pastorais” da arquidiocese de Londrina, cidade que sediará o 14º Intereclesial das CEBs.
A próxima reunião da Ampliada das CEBs está prevista para janeiro, em Londrina. (Fonte;http://www.cnbb.org.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário