segunda-feira, 15 de setembro de 2014

OS DESAFIOS E ALEGRIAS DE SER PAI E MÃE - Rafael Léo


Com a convivência com amigos que tem filhos eu observei os desafios e alegrias de ser um grande papai e uma grande mamãe.

Ser pai ou mãe é uma dádiva, mas ao mesmo tempo é uma constante de desafios. O presente da vida torna a existência doce, terna e suprema. Quando nasce uma criança realiza-se o milagre maior. Como tudo na vida, não há manual de instruções para lhe orientar as ações, por isso mesmo, buscamos referências naquilo que vivemos, tentamos aprender um pouco mais lendo sobre o assunto ou ainda deixamos a vida nos levar e aprendemos na lida mesmo. Por não existir a receita do bolo perfeito, somente indicações dadas por nossos pais, amigos, irmãos, avós, colegas de trabalho e tantas outras pessoas, queremos chegar na medida ideal, mas temos que convir o quanto de imperfeições, imprecisões e erros irão ocorrer ao longo do caminho para que possamos chegar nos melhores resultados. 

Não há mar sem ondas e, ao longo do caminho, em nossa navegação, iremos nos deparar com algumas tempestades e tormentas a tornar a navegação um pouco mais difícil. O que nos mantém na rota, como mapas em alto-mar, é o amor, o carinho, o respeito, o sonho de família e o desejo de um futuro feliz para os filhos. Não existem filhos perfeitos. Saber disso ajuda. Todos eles trazem qualidades que nos fazem ter orgulho e, ao mesmo tempo, tem seus pequenos defeitos. São, em essência, como qualquer ser humano e, no seu íntimo, carregam muito dos pais. Belchior foi sábio ao compor a música “como nossos pais”, magistralmente gravada pela saudosa Elis Regina. 

Ser pai e ser mãe, repito, é maravilhoso. Só tenho a dizer que por mais que em alguns momentos as coisas pareçam difíceis, somente por tê-los ali, perto, a participar conosco, a dividir suas opiniões, a simplesmente nos apoiar ou mesmo a nos contestar e de algum modo nos ajudar a rever opiniões, já é um grande presente. Acima de tudo, no entanto, o que há de maior e mais belo neste laço familiar que se estabelece é o amor que reúne pais e filhos, numa relação que apesar de algumas intempéries, nos permite o que de mais elevado é permitido a humanidade, ao dom supremo da vida em todas as suas nuances e possibilidades. (texto escrito pelo Seminarista e estudante de Filosofia  Rafael Léo -RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário