domingo, 28 de setembro de 2014

Procissão da Bíblia e Missa Solene marcaram o encerramento do I Congresso Diocesano de Animação Bíblica da Pastoral, em Campina Grande


"Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas."  Marcos 16:15



Uma multidão de fiéis saiu às ruas do Centro de Campina Grande, na manhã deste domingo, guiados pela luz da Palavra de Deus, que inspira e fundamenta a fé do seu povo e que há dois mil anos, não se cansa de expressar as verdades expressadas pela Bíblia Sagrada.

A cada setembro, a Igreja Católica mobiliza suas lideranças pastorais, com intuito de aprofundar os textos bíblicos e criar canais de interação com a comunidade a partir das discussões acerca da essência profética das cartas, dos evangelhos e experiências que são modelos para a vida cotidiana. SIM! Pois, somente alicerçados nas escrituras, é que se pode frutificar a essência cristã em uma época permeada por transformações. 


As celebrações que ocorreram neste dia 28 de setembro marcaram o encerramento do I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, que se iniciou no último dia 25. Durante esse profícuo retiro espiritual, foram realizadas palestras, oficinas e apresentações culturais. Mais de 600 pessoas participaram do evento que tinha como lema: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2 Tm 3, 16).

Para Carlos Alberto, membro da Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, bairro Liberdade, as temáticas debatidas no encontro suscitaram um maior entendimento acerca das dúvidas que emergem quando se estuda a Bíblia. “As reflexões que foram feitas serviram para que pudéssemos entender mais sobre a história do povo de Deus, além disso, os pregadores são bastante preparados”, diz o participante.

O que chamou a atenção na caminhada animada com cânticos e constantes orações, foi a presença maciça de jovens, como Luís Araujo, 23 anos, integrante da Pastoral da Crisma da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, Cuité. “É preciso que nós, jovens universitários, atuemos como discípulos, e só somos seguidores de Cristo, quando nossas ações são à luz da palavra”, afirma ele em meio aos amigos que o acompanhavam.

Na Missa solene de encerramento, na Catedral de CampinaGrande, presidida pelo Bispo Dom Delson, o nosso Pastor diocesano lembrou a importância da leitura orante da Bíblia como sinal de graça e discernimento. Anunciar o evangelho não é apenas um dever do católico, pois, não há como ser indiferente diante da alegria que a boa nova provoca.

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da nossa Catedral esteve na cobertura da Procissão e missa de encerramento do evento anteriormente citado. 

Texto: Aurea Ramos Araujo e Emilson Garcia (Pascom Catedral)
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário