quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cardeal Tagle é o novo presidente da Cáritas Internacional



Os delegados reunidos na 20° assembleia geral da Cáritas Internacional escolheram o Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio Tagle, como novo presidente desta instituição que tem como missão a ajuda solidária da Igreja em todo mundo. O Cardeal estará no posto até o ano 2019.

O Arcebispo sucede assim o Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) quem deixa o cargo após 8 anos de serviço.

Depois de conhecer a decisão da assembleia, o Cardeal Tagle agradeceu pela eleição e assinalou: “tenho algumas limitações em minhas capacidades, mas com todos vocês, com o amor que Jesus pôs em nossos corações e em nome dos pobres do mundo, aceito esta eleição”.

Conforme assinala o site da Cáritas Internacional, o Arcebispo animou os delegados a “fortalecerem juntos a Igreja dos pobres para que nosso testemunho possa ajudar a guiar nosso mundo ao entendimento, à justiça, à verdadeira liberdade e à paz”.

O Cardeal Tagle nasceu no dia 21 de junho de 1957. Sua mãe é de origem chinesa, assim como seu avô, que se converteu ao cristianismo ao chegar às Filipinas.

Queria ser médico, mas logo decidiu aceitar o chamado do Senhor. Estudou Filosofia no seminário São José de Manila e Teologia na Universidade Ateneu de Manila. Foi ordenado sacerdote em 27 de fevereiro de 1982.

Em 1991 obteve o doutorado em Teologia pela Universidade Católica da América. Foi diretor espiritual e reitor do seminário diocesano de Imus de 1985 a 1992. Em 1997 foi nomeado membro da Comissão Teológica Internacional.

Foi nomeado por São João Paulo II como Bispo da diocese filipina de Imus no dia 22 de outubro de 2001 recebendo a ordenação episcopal em 12 de dezembro do mesmo ano. Foi designado Arcebispo da Manila em 13 de outubro de 2011 e criado cardeal presbítero em 24 de novembro de 2012, quando tinha 55 anos de idade, tornando-se um dos membros mais jovens do Colégio Cardinalício.

A Assembleia Geral da Cáritas Internacional se realiza entre os dias 12 e 17 de maio no Vaticano. Ao iniciar seus trabalhos, as centenas de delegados que conformam a Confederação das Cáritas presentes em todo o mundo tiveram uma Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro.











Fonte: http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário