sábado, 23 de maio de 2015

Festa de Pentecostes Pe. José Assis Pereira Soares

Ao preparar a festa de Pentecostes deste ano me dei conta de que o Espírito Santo parece ser um grande desconhecido e esquecido, apesar de assistirmos, por outro lado, a um certo redescobrimento do Espírito na Igreja, que põe em relevo o protagonismo do Espírito na renovação interna do povo de Deus e na sua missão evangelizadora do mundo provando que Ele não está ausente dos cristãos.


Entre as possíveis causas que fazem do Espírito Santo um desconhecido, podemos apontar: A falta de formação e catequese, antes e depois dos sacramentos da iniciação cristã (Batismo – Eucaristia – Crisma); A falta de uma experiência vivencial da presença e ação do Espírito Santo em nossa vida pessoal e comunitária; E o abuso das supostas aplicações da eficácia e atuação do Espírito Santo, quase mágica nos sacramentos e na espiritualidade. 



Mas, quem é o Espírito Santo para nós? Se quisermos definir o Espírito com uma expressão atual e bíblica teremos que dizer: é o dom de Cristo Ressuscitado à Igreja, que é seu corpo; é o Espírito do próprio Jesus em nós; é a consciência eclesial; é o amor que Deus nos tem, difundido nos nossos corações; é a nossa nova dimensão pessoal e comunitária de discípulos de Jesus...



É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos.



O Espírito ilumina nossas vidas e inteligência para a verdade completa, para compreender melhor o amor de Deus; Ele nos ensina a amar, a perdoar, a buscar e fazer o bem; a confiar em Deus e a amá-lo sobre todas as coisas. 



O Espírito nos ajuda, sobretudo a compreender nossa parte na obra da salvação. Converte-nos em apóstolos, nos faz sentir as necessidades da Igreja e dos irmãos, inspirando tantas obras de caridade. Ele fortalece nossa vontade para que possamos perseverar na caminhada superando as diversas dificuldades e sofrimentos que comporta; Ele nos consola na adversidade e no fracasso; Ele nos ajuda a discernir em cada momento o que fazer e como fazê-lo. Enfim o Espírito Santo nos ajuda a compreender nossa missão como membros do Corpo de Cristo.



Às pessoas de nossas comunidades, grupos e movimentos hoje deveríamos oferecer-lhes a possibilidade de cultivar uma íntima amizade com o Espírito Santo. Ajudarmos cada pessoa a descobrir que tem que viver na graça e que somos templos vivos do Espírito Santo. (Pe. José Assis Pereira Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário