quarta-feira, 2 de julho de 2014

Seminaristas e presbíteros participam de Formação Missionária

Para trabalhar o tema “A alegria do Evangelho e a dimensão ministerial da missão”, o Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), realiza a 7ª Formação Missionária para seminaristas e jovens presbíteros (Formise). O curso, que teve início no dia 29 de junho e se estende até o dia 5 de julho,  conta com a participação de religiosos de diversas regiões do Brasil.
Redescobrir a missão à luz do ministério ordenado, aprimorar o estudo da teologia e da espiritualidade da missão e fortalecer a consciência missionária num horizonte universal são alguns dos objetivos do curso, que visa, também, intensificar a articulação dos seminaristas por meio dos Conselhos Missionários de Seminários (Comise).
A programação inclui reflexões sobre a dimensão ministerial da Missão, o missionário presbítero ministro da Palavra, da Liturgia, da caridade e ministro Ad Gentes além-fronteiras.
O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, abriu o estudo da manhã do dia 30 com o tema “Viver a Missão presbiteral anunciando a alegria do Evangelho”.
Dom Pedro falou do presbítero como homem da alegria e da esperança. “O presbítero, como discípulo de Jesus, tem a sagrada obrigação de irradiar para o mundo a alegria do Cristo ressuscitado. A alegria deve ser o distintivo de toda a vida do presbítero: quando anuncia o Evangelho, quando trabalha no atendimento ao povo, quando visita as famílias, quando celebra a Eucaristia e administra os demais sacramentos”, disse.
Segundo o arcebispo, o segredo da vida presbiteral está em seguir e servir a Jesus. “É esta motivação que dá sentido a uma verdadeira vocação. A perseverança de um presbítero na missão depende da contínua adesão ao estilo de vida missionária de Jesus”, afirmou.
Para o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, “a iniciativa do curso surge como um estímulo para que aconteça efetivamente uma formação missionária mais aprofundada nos seminários do Brasil, em vista da realização do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas previsto para julho de 2015”. (Fonte;http://www.cnbb.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário