quinta-feira, 2 de outubro de 2014

04 de outubro: na Terra Santa, festa de São Francisco no mesmo dia do Yom Kippur e Eid el Adha Grande coincidência inter-religiosa que aconteceu em 1976 e 1995

Uma extraordinária coincidência ocorreu no dia 4 de outubro, dia em que a Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis, na Terra Santa os judeus celebram o Yom Kippur (Grande Perdão, no dia 10 do mês de Tishri), e os muçulmanos o Aid e Adha (Festa do Sacrifício, que cai no dia 9 do mês de Dhou al-Hijja, de acordo com a Hégira).

A notícia foi divulgada no Portal da Custódia da Terra Santa (www.custodia.org),lembrando que o "evento" ocorreu em 1976 e 1995.

Portanto, quando os judeus começaram a oração para o dia de penitência e expiação, os muçulmanos comemoraram o sacrifício de Ismael e os cristãos recordaram o pobrezinho de Assis.

O Yom Kippur – recorda o site - é o feriado do ano mais respeitado pela população israelense judia, durante o qual é proibido a utilização de qualquer veículo motorizado, exceto por necessidade vital. Os muçulmanos por sua vez comemoram a festa em peregrinação ao Monte das Mesquitas. Este costume leva em conta não só os lugares controlados por Israel e os territórios palestinos, mas também as estradas que fazem fronteira com os bairros árabes e hebraicos da Cidade Santa.

Por isso, por ocasião do dia 04 de outubro, a Custódia convida os cristãos a rezarem pela paz e para que os fiéis comemorem a festividade franciscana, prevendo o transito, dia 03 de outubro, às 17h30, durante as vésperas. A missa festiva, no entanto, será celebrada no domingo, 5 de outubro, às 10h30, na igreja de São Salvador em Jerusalém. (Fonte; zenit.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário