domingo, 12 de outubro de 2014

MISSA CELEBRA NOSSA SENHORA APARECIDA E OS 150 ANOS DE CAMPINA GRANDE

Uma dupla celebração reuniu centenas de pessoas na Catedral de Campina Grande na manhã deste domingo, 12 de outubro. O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi marcado pelas referências litúrgicas, leituras bíblicas e cânticos de louvor. A solene missa foi presidida pelo Bispo Dom Delson e contou com a presença de vários padres da Diocese.

Além das referências à mãe de Deus, os fiéis lembraram o sesquicentenário da cidade de Campina Grande, como parte da programação oficial dos 150 anos. O Prefeito Romero Rodrigues se fez presente ao lado da primeira dama, Micheline Rodrigues, além de outras autoridades civis do município.

O evangelho “As Bodas de Caná”- Jo 2,1-11, ilustra bem a importante presença de Maria no plano de salvação. A sua mediação é ponte para a realização do primeiro e simbólico milagre da vida pública de Jesus. A transformação da água em vinho é o retorno da alegria (vinho é felicidade na Palavra de Deus) à festa que beirava a incompletude (06 talhas-na bíblia representa imperfeição). Nossa Senhora é sinal de esperança que leva a Cristo (Fazei o que ele vos disser).

Durante a sua homília, o Bispo Dom Delson recordou um pouco da história de Campina Grande, marcada pela fé de seu povo e por sua grandeza. “Campina é uma terra hospitaleira, universitária, com enorme potencial econômico e que sabe agradecer a Deus pelas bênçãos que recebe”, frisou.

O pastor diocesano também lembrou o compromisso dos campinenses na promoção de uma sociedade mais justa, ao mesmo tempo destacou a estreita ligação da Igreja Católica com a cidade, muito antes de sua emancipação. “Os padres atuaram na catequização dos índios no século XVII, o município se desenvolveu em torno da matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ainda hoje, a igreja se faz presente em inúmeras ações sociais, como a Fazenda do sol e o lar do garoto. Todos nós temos o compromisso de garantir mais justiça e uma cultura de paz”, concluiu o bispo.


Ao final da Santa Missa, foram realizadas homenagens à Rainha da Borborema. O coral do Seminário São João Maria Vianney, interpretou a música “Tropeiros da Borborema”. Em seguida, Kátia Virginia e Gabmar Cavalcanti cantaram o Hino de Campina Grande, emocionando o público presente. O Prefeito Romero Rodrigues, em seu discurso, acentuou a paixão dos que moram na cidade, bem como dos avanços e desafios inerentes a uma metrópole regional. A ativista cultural Eneida Agra Maracajá, em suas palavras poéticas, traçou as características singulares de cada bairro e das inúmeras manifestações artísticas do município.


Muitos são os adjetivos: “capital do trabalho”, “cidade universitária” ou “centro do interior do Nordeste”. A certeza que fica é que ao lado de um povo acolhedor e forte, há um grande Deus abençoando de forma contínua a irreversível caminho de progresso que vem sendo trilhado há mais de 150 anos.

Texto e fotos : Pascom Catedral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário