quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Santa Edwiges - "Nosso consolo deve consistir no cumprimento da vontade de Deus", ensina Santa Edwiges

"A santidade da vida, unida ao saber, garante à alma maior glória dos céus", dizia a nobre e santa Edwiges de Andechs, filha de Bertoldo IV e Inês de Rochlitz, nascida no ano de 1174, na Baviera. Desde criança, apesar do luxo e nobreza que a rodeava, sempre aspirou à humildade, desapego material e busca de Deus”.
"Quando tinha doze anos, casou-se com o príncipe de Silésia, Henrique I conhecido como “o Barbudo”. Deste matrimônio foram gerados seis filhos dos quais, dois vieram a falecer.Com firme postura cristã Edwiges educou os filhos e também conduziu seu esposo pelo caminho da fé. Juntos, acolhiam os pobres, tratavam com piedade seus empregados e faziam penitências. Empreenderam também inúmeras construções de conventos, hospitais, escolas, mosteiros e igrejas. Assim dizia Edwiges: "Quanto mais ilustre se for pela origem, tanto mais se deve distinguir pela virtude, e quanto mais alta for a posição social, tanto mais obrigação se tem de edificar ao próximo pelo bom exemplo".

Quando completou vinte anos, a jovem manifestou o desejo de seguir a Jesus Cristo dedicando-se completamente. De comum acordo com seu esposo, fizeram o voto de castidade. Edwiges intensificou suas obras de caridade e acolhimento. Visitava os hospitais e tratava as feridas dos doentes, visitava as pessoas presas e pagava-lhe as dívidas além de lhes conseguir um digno trabalho. Também amparava as viúvas dando-lhes o conforto da palavra e do acolhimento. 
À pedido de Edwiges, Henrique construiu no ano 1202 em Trebnitz, um mosteiro para a Ordem de Cister. Esta foi a primeira casa religiosa feminina da Silésia.  Nesta época, Edwiges sofreu a perca de alguns de seus filhos e a prisão de seu esposo Henrique que após a libertação veio a falecer. A este fato Edwiges falava para os que lhe consolavam: "Nosso consolo deve consistir no cumprimento da vontade de Deus". Retornou para o convento e lá passou cerca de sete anos. Sua filha tornou-se abadessa do convento e juntas acolheram inúmeras jovens com desejo de dedicar sua vida a Deus. Edwiges curou a muitos cegos e enfermos.
Edwiges faleceu no dia 15 de outubro de 1243 no mosteiro de Trebnitz. Foi canonizada no dia 26 de março de 1267 pelo Papa Clemente IV e sua festa litúrgica foi definida no dia 16 de outubro. É venerada como a Santa Padroeira dos pobres e endividados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário