segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

“E todos quantos o tocavam ficavam curados”. (cf. Mc 6, 53-56) - Pe. José Assis Pereira Soares


O evangelho nos mostra hoje Jesus curando os enfermos que se lhes apresentam. Sabemos que os médicos curam os doentes graças ao seu conhecimento da medicina. Jesus cura pelo poder divino que tem e levado sempre por seu amor. Cura aos que têm doenças físicas e a todos nós nas enfermidades da alma. 

Mas, as multidões procuram o pão, procuram a cura, e se esquecem da conversão do coração, da adesão à pessoa de Jesus Cristo, do perdão dos pecados. Quanta gente, ainda hoje espera de Jesus que Ele traga a salvação exterior, fácil, obtida simplesmente “tocando-lhe as vestes”, recitando uma oração, cumprindo uma prática religiosa e devocional externa, ou talvez entrando num grupo religioso. 

Desde que morreu e ressuscitou Jesus segue realizando o milagre de convencer a milhões e milhões de homens e mulheres para que deixem sua vida anterior e iniciem uma nova vida mais sã e saudável. Realiza o milagre de trocar nosso coração de pedra por um coração de carne para que bata ao ritmo de seu coração, para que tenhamos seus mesmos sentimentos, para que em todo momento raciocinemos como Cristo ante o ódio, a paz, a violência, o orgulho, a tristeza, a morte, o dinheiro, a enfermidade...

É o milagre da salvação, da transformação do homem velho no homem novo. Cristo nos faz viver melhor. A salvação é profunda, interior e radical: cura as profundezas do coração. As outras curas são apenas sinais: da vontade de Cristo de dar-nos a verdadeira salvação, a salvação total. Jesus quer colocar seu poder, sobretudo a serviço do coração.Toca-nos Senhor e cura o nosso coração egoísta, fazendo-nos homens e mulheres novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário