sábado, 31 de maio de 2014

A tua visita, Senhor, nos enche de alegria

“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?” (cf. Lc 1, 39-56). 

Nem sempre uma visita é portadora de alegria. Depende de quem é o visitante, das suas motivações favoráveis ou não, das notícias que leva; depende também das disposições de quem lhe abre a porta. Com certeza a visita de Maria a Isabel é daquelas visitas que deixam marcas. 


Não foi apenas um gesto de cortesia, com o objetivo de prestar ajuda doméstica a parenta idosa que espera um filho. Nem se trata de um encontro de sentido familiar. É muito mais que isso! 

Além do espírito de serviço que a animou, Maria levava, no seu ventre virginal, Aquele “que veio ao mundo para servir e não ser servido”. Maria é levada por Aquele que leva em seu ventre, pelo desejo de comunicar à prima a alegria que sentia pelo prodígio nela operado pelo Senhor. A “Presença” dele não é barulhenta, vistosa, mas escondida: é o “segredo do Reino!” Somente a Virgem sabe que é Mãe do “Deus conosco”, que é a “Arca da nova Aliança”. Jesus permanece em silêncio, mas assume o papel principal; é Ele o visitante imprevisto, no entanto, esperado por séculos. Ele. A Palavra, fala por meio de Maria!

O autêntico e verdadeiro motivo da visita, a missão de Maria ao transpor os umbrais da casa de Zacarias é levar Cristo. A missão de Maria na história da salvação é a de ser a “Cristófora” – portadora de Cristo. Cada um de nós pode associar-se a ela como portador e portadora de Cristo (cristóforos) e saborear a alegria de sua presença.

A semelhança de Nossa Senhora, vamos levar conosco Jesus, a verdadeira fonte da alegria e, com a força que dele nos vem, vamos estar mais ao serviço de nossos irmãos e irmãs. A exemplo de Isabel, aclamamos: “A tua visita, Senhor, nos enche de alegria”, reconhecendo que o Salvador que a Virgem é portadora vem hoje nos visitar.(Pe.Jose Assis Pereira Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário