segunda-feira, 12 de maio de 2014

CNBB divulga mensagem aos agentes da Pastoral do Dízimo

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 52ª Assembleia Geral, realizada de 30 de abril a 9 de maio, em Aparecida (SP), designou uma Comissão Episcopal para fazer um estudo sobre a Pastoral do Dízimo no Brasil. Os bispos, reunidos no evento, aprovaram uma mensagem aos agentes da Pastoral do Dízimo, assinada pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário; pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner.


No texto, os bispos explicam que a comissão “irá conhecer as ricas experiências” das comunidades no que diz respeito à Pastoral do Dízimo. Além disso, “irá recolher o material que muitas Dioceses já produziram sobre essa praxe bíblica e estudar as reflexões e publicações de inúmeros teólogos e pastoralistas”.

Para isto, convocam os agentes da Pastoral do Dízimo a colaborarem com a pesquisa, quando forem 

Mensagem da CNBB aos agentes da Pastoral do Dízimo

Prezados agentes da Pastoral do Dízimo,
É com alegria que os Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida sob o manto de Nossa Senhora, participando da 52ª Assembleia Geral da CNBB, comunicam que será feito um estudo sobre a Pastoral do Dízimo.

O que nos leva a tomar essa iniciativa é a certeza de que o Dízimo é um sinal visível da participação e corresponsabilidade dos fiéis na comunidade eclesial; ajuda os católicos a desenvolver sua consciência de pertença à Igreja; é uma expressão viva da fé e da gratidão a Deus; dá condições à Igreja de cumprir sua missão evangelizadora; incentiva a partilha de nossos bens com os pobres.

Para coordenar este trabalho, foi nomeada uma Comissão Episcopal para a Pastoral do Dízimo que irá conhecer as ricas experiências de nossas comunidades, recolher o material que muitas Dioceses já produziram sobre essa praxe bíblica e estudar as reflexões e publicações de inúmeros teólogos e pastoralistas. Em seguida, será elaborado um Anteprojeto aberto à colaboração de todos, para possibilitar melhores condições de aprovação e publicação na coleção de "Estudos da CNBB".

Por isso, quando sua Equipe Diocesana for chamada a colaborar com a Comissão Episcopal para o Dízimo, nomeada pela Presidência da CNBB, esperamos que o faça com alegria. O resultado desse trabalho certamente ajudará as Dioceses que querem incentivar, renovar ou mesmo implantar este importante serviço Pastoral.

Agradecemos a todos os que se dedicam a esta Pastoral e imploramos a graça de Deus para os seus trabalhos que possibilitam nossa Igreja imitar as primeiras comunidades cristãs: "Todos os que acreditavam estavam unidos e tinham tudo em comum" (At 2,44).
Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e Rainha, interceda por nossas comunidades, seus pastores e cada um dos discípulos missionários de seu Filho. (Fonte; http://cnbb.org.br/)

Aparecida, 08 de maio de 2014.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário