segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Papa Francisco estabelece Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação


O Papa Francisco decidiu estabelecer o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a ser realizada a cada 1º de setembro, a partir deste ano, como acontece há tempos na Igreja Ortodoxa.

Em uma carta enviada aos cardeais Turkson e Koch, Presidentes do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respectivamente, o Santo Padre decidiu instituir esta celebração, em concordância com o tema tratado em sua encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum.

“Compartilhando com o querido irmão Bartolomeu, Patriarca Ecumênico, a preocupação pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, que interveio durante a apresentação da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, desejo comunicar-lhes que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’, que, a partir deste ano, viria a ser celebrado no dia 1º de setembro, como acontece há tempo na Igreja Ortodoxa”, assinala o texto.

O Pontífice afirma logo que “como cristãos, queremos oferecer nossa contribuição para superar a crise ecológica que a humanidade está vivendo”.

“A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que implica deixar brotar todas as consequências de seu encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que os rodeia”. De fato, ‘viver a vocação de ser protetores da obra de Deus é parte essencial de uma existência virtuosa, não consiste em algo opcional nem em um aspecto secundário da experiência cristã’”.

O Santo Padre disse ainda que este Dia “oferecerá a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de protetores da criação, elevando a Deus uma ação de graças pela maravilhosa obra que Ele confiou a nosso cuidado, invocando sua ajuda para a proteção da criação e sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo no qual vivemos”.

Através de sua carta, o Papa pediu que “as distintas conferências episcopais no mundo celebrem este Dia com diversas iniciativas nas quais colaborem sacerdotes, religiosos e leigos”; e anima que esta ocasião seja também um motivo para aumentar os laços ecumênicos com outros crentes em Cristo.

Para concluir o Pontífice encomenda esta iniciativa à intercessão da Virgem Maria e de São Francisco de Assis, “cujo Cântico das Criaturas move a tantos homens e mulheres de boa vontade a viverem louvando o Criador e respeitando a criação”.

Fonte: ACIDIGITAL
Foto: PIxabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário