Fundação

Pastoral da Comunicação



"Aprendi que quando quase todos nos atendem e poucas ou apenas uma insiste no contrário, o melhor é ignorar pois estas poucas ou apenas uma não têm co nos afetar (Aurea Ramos Araujo, 2010)


"Externar o reconhecimento ao outro é uma das mais nobres virtudes do ser humano" (Aurea Ramos Araujo, 2009)


"A gratidão é uma das virtudes que eu sempre apreciei. O bom cristão é aquele que é grato as pessoas que foram “anjos” em sua vida"(Autoria desconhecida).

“A comunicação faz parte da vida do homem. Ela é uma necessidade social.” (Irmã Élide Fogolari - assessora do Setor de Comunicação da CNBB) 



PASCOM

Como surgiu? 


Breve resgate histórico dos primeiros passos
Consciente da necessidade de ampliar a divulgação das atividades paroquiais da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, e atento aos meios de comunicação de massa, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes (Pároco) tomou a iniciativa de fundar um site. Desenvolvido pelo webmaster Antonio Costa, foi ao ar na sua primeira versão no ano de 2004. Foi reformulado, passando em fevereiro de 2008 a ter a versão atual.

Graças à qualidade e constante atualização de conteúdos, esse meio de comunicação é bem visitado internamente e em outros paises, dentre eles: Itália, Inglaterra, Portugal, Espanha, Suécia, Alemanha, França, Suíça, Estados Unidos, Moçambique, Japan, Luxemburgo, Australia, Suíssa, Uruguai e tantos outros.

Foi com base nesta realidade, que vislumbrou-se a oficialização de uma equipe de comunicação na paróquia - denominada de PASCOM. Para isto, diversas pessoas foram sendo convidadas, mais precisamente a partir de dezembro de 2008,e passaram então a formar a equipe, intensificando assim a divulgação das atividades da paróquia por diversos meios de comunicação: Rádios, TVs, jornais, sites internos e externos e diretamente em outras paróquias.


Oportuno registrar que, mesmo antes da formação oficial da pascom, mais precisamente de maio de 2008 até os dias atuais, convidada por Pe. Márcio, juntos (Professora Aurea Ramos e Pe. Márcio Henrique) somos responsáveis pela produção, pesquisa e articulação da maioria das matérias postadas no site da Diocese de Campina Grande (ARAUJO, Aurea Ramos - Relatório, 2009).

O que é a Pascom?

É a pastoral da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. Portanto, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais, mas aquela que integra todas as demais (Documentos da CNBB). 

Objetivo Principal da Pascom

Intensificar a comunicação da paróquia interna e externamente, mostrando as ações e os serviços da Catedral Diocesana de Campina Grande.

Missão

A missão da Pastoral da Comunicação é promover a comunicação na Paróquia: diálogo, relacionamentos democráticos, comportamentos abertos". 

Sobre o envio da Pascom

Notícia divulgada em sites locais e no Informativo Diocesano "O Arauto" do mês de setembro do ano em curso. Neste veículo, também foi publicado notícia sobre o programa "Bom Dia Irmãos", apresentado de segunda à sexta - feira, pelo bispo diocesano, através da Rádio Caturité e do site da diocese (www.diocesedecampinagrande.org) 

texto: Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação da Catedral(Pascom)



Coordenação
Aurea Ramos Araujo
Pedagoga, Mestre em Gestão Educacional e Professora da UEPB (Aposentada)
E-mail da pastoral: pascom@catedralcg.org.br

Atenção: (Ao reproduzir este texto, ou parte dele favor respeitar os direitos autorais)

"Amizade é dizer a verdade 
Mesmo que nos faça sofrer"

Pe. Reginaldo Manzotti