sexta-feira, 20 de junho de 2014

Catedral Nossa Senhora da Conceição celebra a missa de Corpus Christi


Nessa  quinta-feira, dia (19), a Igreja Católica comemora o dia de Corpus Christi, que quer dizer “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem como objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira, em menção à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia.

Na Catedral Diocesana de Campina Grande, o dia de Corpus Christi foi marcado com solenidades que começaram as 10h da manhã com a celebração da missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição presidida pelo bispo Dom Manuel Delson concelebrado pelos padres Luciano Guedes, Antônio Apolinário e demais padres. Após a missa o Pe. Valdir da paróquia de Puxinanã, fez o lançamento oficial do Congresso de Animação Bíblica, que ocorrerá em Campina Grande no mês de  setembro  de 25 a 29.  As 11h 30 houve adoração ao santíssimo sacramento. As 3h da tarde foi celebrada a segunda missa e logo após a procissão do Corpo de Cristo com o santíssimo sacramento pelas principais ruas do centro de Campina Grande, seguida pelos fiéis.

Cristo é o pão descido do céu

A liturgia de Corpus Christi faz menção aos significados e percepções da fé da Igreja na Eucaristia. É "memorial" da paixão, instituída por Cristo na última ceia, pouco antes de padecer a cruz. As palavras de Jesus dão significado ao gesto da entrega do pão e do vinho aos apóstolos: "é meu corpo entregue por vós; é meu sangue, derramado por vós".        

Na primeira leitura do livro de Deuteronômio –  Moisés falou ao povo, dizendo: lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos. Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conheciam, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. Não te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito da casa da escravidão, e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, a e te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam.

A segunda leitura feita foi da Primeira Carta de São Paulo aos Corintos – Irmãos, o cálice da benção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? “Porque há um só pão, nos todos somos um só corpo, pois todos participaram desse único pão.”

No Evangelho de João 651-58 Jesus disse ás multidões dos judeus; “ Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão vivera eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo...”

Segundo Dom Delson em sua homilia “Deus quer estar conosco, como alimento. Assim como o povo recebeu o maná, no deserto, nós hoje recebemos Deus através da eucaristia”, para ele, esta foi a maneira encontrada por Deus para estar conosco. “Devemos ser agradecidos a Deus todos os dias pela Eucaristia. Dom Delson ainda enfatizou que a Palavra de Deus é alimento para todo cristão. “A Palavra de Deus é, para nós cristões, alimento, luz, força para nossa vida”. A Eucaristia  é a verdadeira declaração do amor de Deus por nos”. A o final da sua homilia Dom Delson pediu ao povo cristão que mantenha a fé na Eucaristia, pois esse é o alimento perfeito para nos cristãos. “Que nos deixemos iluminar pela presença de Deus em nós, o que nos sustenta na nossa peregrinação através do deserto da existência, do deserto da vida, em busca da vida eterna”.

A solenidade do Corpo e Sangue de cristo é a festa do pão eucarístico e do pão que alimenta dia a dia a vida de todo ser humano. Cristo é o pão descido do céu; dádiva celeste é também o pão como símbolo do alimento cotidiano, não porque cai do céu de forma mágica, mas porque para as famílias é uma bênção ter diariamente o alimento nas mesas. Cristo é pão não apenas porque se apresenta como tal, mas porque alimentou o povo faminto e nos ensinou ser a partilha o grande milagre que não deixa ninguém passar fome.
Pastoral da Comunicação (Pascom)




Nenhum comentário:

Postar um comentário