quarta-feira, 4 de junho de 2014

Não amem o mundo e nem o que há no mundo."

Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: Pai santo... Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tire do mundo, mas que os guardes do Maligno... Consagra-os na verdade; a tua palavra e a verdade.” (cf. Jo 17,11-19)


Por que o mundo odeia os discípulos de Cristo? Porque, como Ele, estão consagrados pelo Espírito da Verdade, e esta não se harmoniza com a mentira do mundo, pois a deixa a descoberto. O mundo contrapõe-se a Cristo e aos seus. Para vencer o ódio do mundo, no meio do qual temos que viver, não há meio melhor e mais convincente que o testemunho da verdade pelo amor.

Jesus não poupa seus discípulos das tribulações que o mundo lhes prepara. Melhor dizendo: o Mestre não lhes reserva um lugar especial geograficamente separado, onde estejam imunes de tentações e sofrimentos. A prova de sua fé acontece no confronto com o Maligno. É então que podem dar mostra da solidez ou da fragilidade de sua adesão ao Senhor.

Segundo São João, o mundo é o mal. “Não amem o mundo e nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há o mundo, os apetites baixos, os olhos insaciáveis, a arrogância do dinheiro, são coisas que não vêm do Pai, mas do mundo. E o mundo passa com seus desejos insaciáveis. Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2,16-17) Daí a tensão inevitável para o seguidor de Jesus: viver no meio do mundo sem ser possuído por Ele; mais ainda, em cumprimento da sua missão de apóstolo e testemunha, tratando de conquistar o mundo para o Reino de Deus.

Senhor, reforça nossa fidelidade a Jesus, de maneira que o Maligno não prevaleça sobre nós. Protege-nos contra a maldade do mundo, consagrando-nos na Verdade.Não te peço que os tire do mundo, mas que os guardes do Maligno... Consagra-os na verdade; a tua palavra e a verdade.” (cf. Jo 17,11-19) (Pe. José Assis Pereira Soares)



Nenhum comentário:

Postar um comentário