segunda-feira, 9 de junho de 2014

No Dia de Pentecostes, Pe Luciano fala na Catedral de Campina da importância do Espírito Santo na vida das pessoas

O Padre Luciano Guedes, da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, aproveitou a celebração de Pentecostes, neste domingo (08) para falar da importância da presença do Espírito Santo na vida das pessoas. Ele afirmou que quando uma pessoa acolhe o Espírito Santo, se torna aberta para o mundo. “O Espírito Santo age nos corações”, disse ele.

Padre Luciano lembrou que a solenidade de Pentecostes fala do dia em que Jesus mandou o Espírito Santo aos apóstolos, que estavam reunidos, ainda saudosos da presença de Jesus e esperançosos em relação à sua promessa de sempre estar conosco. “Isso ocorreu nos primeiros anos da pregação apostólica, no cenáculo, onde estavam os discípulos e também Maria”.

Ele informou que a celebração de Pentecostes significa o ponto mais alto dos 50 dias após a Páscoa do Senhor. “Chegamos à plenitude do mistério da Páscoa. Celebrar Pentecostes é renovar os dons do Espírito Santo. A igreja como dom de estabelecer a paz, a partir dispersão dos pecados, pelo Espírito”.

Pe Luciano Guedes disse que quando uma pessoa acolhe o Espírito Santo nunca se torna uma pessoa fechada, mas aberta para se colocar em comunicação com os demais. “O Espírito Santo da essa capacidade de ser alguém que transmite segurança. É na comunidade que vamos ver o que o Espírito Santo fez em cada pessoa. A igreja é feita dessa realidade múltipla. O Espírito Santo é fogo e o fogo queima, purifica”.

“Espírito bom” - Ele lembra que, quando encontramos uma pessoa que faz o bem, isso não ocorre só através de esforços pessoais, típicos do ser humano. “É alguém que tem o Espírito Santo. Quantas vezes temos uma pessoa boa e dizemos: ‘essa pessoa tem um espírito bom’. É isso, é a presença do Espírito Santo”, lembra ele.

Por outro lado, Pe Luciano alertou para os problemas causados pela ausência do Espírito Santo. Segundo ele, com a dispersão e a ausência do Espírito, a nossa vida vira um caos, sofre, se desorganiza. “O Espírito Santo nos retira da dispersão, da confusão e nos da a serenidade e a paz”.

O pároco pediu, ao final da homilia, que, assim como Maria, sejamos pessoas abertas ao Espírito Santo. “Num mundo relativamente como o nosso, em que verdades e mentiras se misturam, que sejamos uma pessoa cheia do Espírito Santo. Quem vive do Espírito não se faz uma pessoa cheia de dispersão e de conflito. É sempre viva de harmonia. Que o Senhor nos ajude e nos dê sempre essa capacidade de nos tornar inteligentes o suficiente para criar comunhão onde estivermos”.

Ao final da celebração Pe Luciano apagou o Círio Pascal, que representa o Jesus Ressuscitado, e recebeu homenagens das crianças da Pastoral da Paraliturgia. Em seguida, ele soltou dentro da igreja uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo.

Pascom – Catedral


Maiores informações: Áurea Ramos Araújo, Coordenadora da Pastoral da Comunicação – Pascom da Catedral (8857-5600)

Nenhum comentário:

Postar um comentário