sábado, 28 de junho de 2014

Solenidade Eucarística do Sagrado Coração de Jesus na Catedral de Campina Grande


Hoje sexta feira (27) a igreja católica festeja a Devoção do Sagrado Coração de Jesus, difundida por Santa Margarida de Alacoque, a quem no dia 16 de junho de 1675, o Senhor apareceu e lhe mostrou o seu coração rodeado de chamas de amor, coroado de espinhos com uma ferida aberta da qual brotava sangue e de cujo interior saía uma cruz.

Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande, fieis e membros do apostolado da oração se fizeram presentes para a celebração da missa do Sagrado Coração de Jesus que ocorreu as 17h30. A missa foi celebrada pelo pároco da Catedral Pe. Luciano Guedes acompanhado por Monsenhor Antônio Apolinário e o seminarista Rodolfo Lucena. Na ocasião foram consagradas três novos membros do apostolado.

Pe. Luciano começou a sua homilia falando que o nosso coração é o nosso lugar mais intimo; “ O nosso coração é o lugar onde guardamos nossos pensamentos, é o lugar mais intimo, a sede do nosso agito é o nosso coração. Nos nossos tempos, na nossa cultura atual o coração está muito ligado ao nossos afetos, e aos nossos sentimentos.”

O pároco lembrou que a palavra de Deus hoje, nessa festa em que celebramos o seu sagrado coração, revela que Deus é coração; “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." Deus se revela hoje como coração. Coração humano que agente compreende tão bem pela nossa própria experiência.

Finalizando sua homilia Pe. Luciano pediu que todos os fiéis presentes, rezassem pelo apostolado; “ vamos rezar pelo nosso apostolado, que é na igreja um dos serviços que vela pela oração e pela intimidade com a pessoa de Jesus com seu coração, escuta a ele, procura ouvir. A devoção ao Sagrado Coração de Deus é uma devoção que nos leva para a oração e a partir dela identificar no mundo todas as realidades necessitadas de amor, todas as pessoas que tem sede, sede de Deus, sede do seu amor, que deseja um encontro verdadeiro”.

E continuou o padre Luciano.  “O Apostolado da oração tem essa missão de recordar a igreja sua necessidade de rezar, principalmente pelos mais necessitados, mais pobres, pelos que sofrem, pelos que estão mais necessitados de encontrar a Deus. Rezemos também pelas necessidades de todos que aqui estão presente e por todas as comunidades de Campina Grande, e por todas as igrejas do mundo que hoje também celebram a festa do Sagrado Coração de Deus.”

Antes da benção final, foi cantada a ladainha do Sagrado Coração.

Texto:
Aurea Ramos Araujo, Roberta Molina
Pascom Catedral

Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário