sábado, 28 de junho de 2014

ua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração." (Cf. Lc 2,41-51)


Segundo São Tomás, quando damos culto ao Coração Imaculado de Maria honramos a pessoa mesma da Santíssima Virgem. A honra e o culto que se dá a um órgão do corpo se dirige à pessoa. O amor ao Coração de Maria se dirige à pessoa da Virgem, significada no Coração. 



Em todas as culturas temos visto simbolizar o amor no coração. O coração desenvolve uma sinergia, um laço invisível, mas de irresistível fortaleza, que nos une com Deus, com as pessoas e com as criaturas.



O coração de Maria, expressa o coração físico que batia no peito de Maria, que entregou o sangue mais puro para formar a Humanidade de Cristo, e no qual ressoaram todas as dores e alegrias sofridas a seu lado; e o coração espiritual, símbolo do amor mais santo e terno, mais generoso e eficaz, que a cumulou de virtudes que adornam a pessoa da Mãe de Deus. 



Em Fátima a Virgem manifestou aos videntes Francisco, Jacinta e Lucia, que Jesus quer estabelecer no mundo a devoção a seu Imaculado Coração como meio para a salvação e para conservar ou devolver a paz ao mundo. Na aparição de 13 de Junho de 1917, a beata Jacinta Marto pediu para ser levada para o céu e a Virgem respondeu a Lucia: “Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração”. Fico cá sozinha? Perguntei. Não, filha. Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.



Foi no momento em que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e à frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação. Disse Lucia em seu relato das aparições.



"Senhor nosso Deus, que preparastes no coração da Virgem Maria uma digna morada do Espírito Santo, transformai-nos, por sua intercessão, em templos da vossa glória." (Padre Jose Assis Pereira Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário