segunda-feira, 11 de junho de 2012

Relatório do Unicef mostra que 2 milhões de mortes infantis poderiam ser evitadas anualmente


Nova York (RV) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, lançou, nesta sexta-feira, um relatório que aponta as principais doenças causadoras de mortes infantis. Entre as vilãs, a diarreia e a pneumonia, responsáveis por um terço das mortes em crianças com menos de cinco anos.

Essas duas doenças levam ao óbito até dois milhões de crianças anualmente. De acordo com o documento, elas poderiam ser combatidas com intervenções simples.

A pesquisa intitula-se "Pneumonia e Diarreia: Combatendo as Doenças Mais Perigosas para as Crianças Mais Pobres do Mundo", e mostra que há uma grande oportunidade de diminuir a diferença entre a mortalidade infantil de países ricos e pobres. Para tanto, o documento recomenda um aumento dos recursos, do compromisso social e da atenção pública para as enfermidades. Atualmente, 90% de todas as mortes infantis resultantes dessas doenças ocorrem na África sub-sahariana e no sul da Ásia.

Segundo o diretor executivo do Unicef, Anthony Lake, "já se sabe quais são os tratamentos eficientes contra a diarreia e a pneumonia, as duas doenças que mais atingem as classes pobres." E portanto, bastaria uma maior aplicação de intervenções simples para combater essas doenças e diminuir a mortalidade infantil, "ajudando a garantir que cada uma dessas crianças tenha a oportunidade de crescer e se desenvolver".

As medidas de prevenção e tratamento para ambas doenças são relativamente parecidas e básicas, indica o Unicef, e incluem uma maior cobertura das campanhas de vacinação e a conscientização pública sobre a importância do aleitamento materno, que fortifica as defesas naturais dos bebês. Estima-se que somente 40% dos bebês de menos de seis meses sejam amamentados unicamente no seio materno em países em desenvolvimento.


Outras medidas simples e de baixo custo são o hábito de lavar as mãos com sabão e frequentemente, a expansão do acesso à água potável e do saneamento básico, a distribuição de sais de reidratação para crianças com diarreia e antibióticos para menores com pneumonia.

O Unicef acrescentou também que, embora novas vacinas contra as enfermidades já estejam disponíveis, países de baixa renda necessitam introduzi-las urgentemente em seus programas de imunização. (ED)



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário