sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Vaticano divulga programa para celebração da "Pacem in Terris"

 
O Pontifício Conselho da Justiça e da Paz apresentou na última quinta-feira, 26, durante coletiva de imprensa no Vaticano, a programação das Jornadas Celebrativas do 50º aniversário da Encíclica “Pacem in Terris”. O evento acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro.
 
Participaram da coletiva, o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson; Dom Mario Toso, S.D.B., Secretário do Pontifício Conselho; e o Dr. Vittorio Alberti, membro do mesmo organismo.

No seu discurso o Cardeal Peter Appiah Turkson destacou o motivo da iniciativa organizada pelo Vaticano, que é o de chamar a atenção para o aniversário da publicação da Encíclica do Beato João XXIII, “Pacem in terris”.

O Pontifício Conselho organizou três dias de celebrações que, segundo o cardeal Turkson, quer promover uma reflexão sobre a atualidade e sobre a atualização dos conteúdos da Encíclica.

Ao mesmo tempo, pretende-se verificar a atuação de seus fundamentais ensinamentos no âmbito dos direitos humanos, do bem comum global e da política, campos nos quais se evidencia a convivência pacífica entre os povos e entre as nações. De fato, para se alcançar a paz, o Papa João XXIII – afirmou o Cardeal Turkson -, mais do que fazer teorias sobre a paz ou sobre a guerra, faz um apelo ao homem mesmo e à sua dignidade.

Para os três dias de atividades foram propostas três discussões. Em primeiro lugar, a questão das instituições políticas e das políticas globais que se revelam hoje indispensáveis para enfrentar as questões globais.
A segunda questão apresentada pelo Pontifício Conselho são as novas fronteiras da paz: esse tema será discutido durante o terceiro dia de debates, 4 de outubro.
E ainda, o aspecto educativo, como terceiro ponto a ser abordado. Este aspecto está particularmente no centro da atenção da Igreja, que tem, entre as suas missões principais, a formação das consciências. Essa questão será tratada de dois modos: o formativo e o da experiência prática.

A encíclica "Pacem In Terris" foi publicada no dia 11 de Abril de 1963, pelo Papa João XXIII, e traz com mensagem principal temas que se mostram atuais até os dias de hoje.
 
 
Fonte: Canção Nova Notícias
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário