sábado, 3 de janeiro de 2015

Eu não sou o Messias... Eu sou a voz que grita no deserto.” (cf. Jo 1,19-28) - Pe. José Assis Pereira Soares


Passada a oitava do Natal, nos encaminhamos para a festa da Epifania, (festa de Reis), mas permanecemos na mesma chave de fé e de alegria, unidos ao Pai e a Cristo, deixando-nos guiar por seu Espírito, ou o nascimento do Messias tem sido fugaz e superficial? Que Cristo e o seu Evangelho sejam nosso critério de vida para todo o ano que começa.
 
Hoje no evangelho contemplamos a figura de João Batista. Há duas virtudes que se destacam em João, sua humildade e sua autenticidade. João não quis falar de si mesmo nem contar seus méritos ou suas boas obras. Ele podia enganar os fariseus e judeus que foram perguntar-lhe quem ele era, mas não o fez e negou ser o Messias. Como homem humilde que era, se identificou como “a voz”, e a voz sem a “Palavra”, que é Cristo, não é nada, como disse Santo Agostinho a voz tende a desaparecer a se calar, a Palavra não, é de vida eterna. João o tinha claro: “eu tenho que diminuir e Ele crescer”.

Os cristãos, também temos a missão de ser essa “voz” humilde que dê testemunho de Jesus Cristo, que anuncie a salvação e ajude aos que não crêem a encontrar-se com Cristo.João não se considerou o centro, nós devemos também aprender esta lição e não nos pormos no lugar de Cristo, não nos fazermos os protagonistas, nós somos meros instrumentos, o incenso, os elogios, a homenagens e os aplausos, são para Deus.

O Precursor, também neste tempo de Natal nos segue chamando a conversão, como já o fez no tempo do Advento. “Preparar os caminhos do Senhor” significa abandonar o pecado e acercar-nos da graça, significa ser humildes e deixar o Senhor entrar em nosso coração e limpar tudo o que nos impede de ver a Deus, que está no meio de nós, de nossa vida, de nossa existência.

Ao começar este novo ano perguntemo-nos se somos verdadeiros testemunhas de Cristo, se somos essa voz que anuncia ao mundo: “no meio de vós está aquele que vós não conheceis”? Sabemos dizer, humildemente, “eu não sou”? Senhor, ensina-nos a não presumir nunca de nós mesmos, a não querer ser o centro e a ser humildes, sabendo que tudo temos recebido de tua bondade. Ajuda-nos a descobrir que estás no meio de nós.(Pe. José Assis Pereira Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário