quinta-feira, 25 de junho de 2015

"São João do Carneirinho" reúne fiéis em Campina Grande


Aconteceu nesta segunda-feira (22), o “São João do Carneirinho”, evento em homenagem a São João Batista, que este ano marcou as comemorações aos 40 anos do Festival de Inverno de Campina Grande e integra a programação paralela do Maior São João do Mundo, sendo mais uma referência da religiosidade e pluralidade cultural da festa.

O evento começou às 19h, com a Procissão das Artes do São João do Carneirinho saindo do Teatro Municipal Severino Cabral, acompanhada por fiéis pela Avenida Floriano Peixoto e acolhida na Catedral de Nossa Senhora da Conceição por muitas pessoas, pela Orquesta Sivuquiando, da UEPB e pelo Padre Luciano Guedes, Vigário da Paróquia.

O Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, acompanhou a procissão e já na Catedral falou sobre a importância de se festejar religiosamente São João Batista: “O fato é que o São João é uma festa religiosa. Desde 2013 estamos procurando sempre dar o destaque merecido à religiosidade na programação do Maior São João do Mundo”.

Enquanto a procissão seguia pela Avenida, guiado pelo Rei e a Rainha do Maracatú e acompanhada pelas quadrilhas “Junina Cambebas” e “Arraiá em Paris”, pelos grupos de danças Tropeiros da Borborema, Acauã da Serra, Raízes, Caetés e Companhia Livre de Dança e pelo Grupo de Percussão Regional da UEPB, tocando muito forró pé-de-serra, os motoristas e pedestres paravam para acenar e participar da homenagem a São João.

O Presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, Rangel Borges, também esteve presente durante todo o evento e falou sobre a força da cultura dentro do São João de Campina: “A participação das quadrilhas juninas e grupos folclóricos no São João do Carneirinho, integrando o São João de Campina, mostra a diversidade da nossa cultura e a riqueza da cidade, que faz essa homenagem religiosa ao Santo que dá nome ao Maior São João do Mundo”.
 
A programação do São João do Carneirinho continuou dentro da Catedral, com a encenação teatral “O Drama de João Batista, profeta e precursor”, que emocionou o público presente. Logo após, houve a ação de graças do Padre José de Assis Soares, Vigário geral da Diocese de Campina Grande, seguido das apresentações dos folguedos populares dos grupos de dança e quadrilhas juninas que acompanharam a procissão.

“O São João do Carneirinho, coordenado por Eneida Maracajá, é uma inovação que desde o ano passado já se apresentava com muito êxito. Isso é visto pelo prestígio da comunidade tanto na procissão como aqui na Igreja, e pela participação dos nossos representantes culturais, como os grupos folclóricos, as quadrilhas juninas e os trios de forró. Este evento dá mais um diferencial ao São João de Campina, mostrando quem é o nosso grande homenageado durante o mês de junho”, concluiu o Prefeito Romero Rodrigues.

Texto: Codecom/CG

Fonte : paraibaonline

Fotos:Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário