terça-feira, 1 de agosto de 2017

Papa incentiva jovens brasileiros a seguirem impulso missionário com a Virgem Aparecida

O Papa Francisco enviou uma carta aos jovens brasileiros, na qual os encorajou a ter a certeza de que “Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário”.
A mensagem do Pontífice foi enviada por ocasião do encerramento do projeto Rota 300 que, neste Ano Mariano, comemora o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora aparecida no Rio Paraíba do Sul.
O projeto foi encerrado no último dia 29, no Santuário Nacional de Aparecida, após os jovens realizarem missões em dioceses banhadas pelo rio Paraíba do Sul nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre os dias 22 e 28 de julho.
Desde 2015, o Rota 300 incentivou a participação dos jovens na visita da imagem peregrina da padroeira do Brasil, que está percorrendo as dioceses do país.
Na carta, o Papa Francisco saúda os “jovens do Brasil” e recorda a mensagem que escreveu para a XXXII Jornada Mundial da Juventude, na qual afirma que “a Virgem Maria é um precioso exemplo para a juventude e um auxílio na caminhada pela estrada da vida”.
Para isso, incentiva os jovens a contemplarem a imagem de Nossa Senhora Aparecida, assim como ele teve a oportunidade de fazer em 2007, por ocasião da V Conferência do Episcopado Latino-americano e, em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro.
“Pude ali descobrir no olhar terno e maternal da Virgem morena e nos olhos da gente simples que a contemplava, o segredo da esperança que move o povo brasileiro a enfrentar com fé e coragem os desafios de cada dia”, sublinhou.
O Pontífice pontuou ainda que na imagem da Virgem Aparecida pôde “contemplar a força revolucionária de uma Mãe carinhosa que move o coração de seus filhos a saírem de si mesmos com grande ímpeto missionário, como aliás vocês fizeram durante a semana missionária, que acabam de concluir no Vale do Paraíba”.
Assim, o Santo Padre animou a juventude do Brasil a, “em meio às incertezas e inseguranças de cada dia, em meio à precariedade”, ter a certeza de que “Maria é um sinal de esperança que lhes animará com um grande impulso missionário. Ela conhece os desafios em que vocês vivem. Com sua atenção e acompanhamento maternos, lhes fará perceber que não estão sozinhos”.
Em seguida, fazendo referência à pesca na qual foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida – primeiro o seu corpo e depois a cabeça –, o Pontífice encorajou os jovens a transformarem as “redes” de suas vidas, “realidades que tantas vezes se encontram dividas, em algo mais significativo: que se convertam numa comunidade!”.
“Assim integrados nas suas comunidades, não tenham medo de arriscar-se e comprometer-se na construção de uma nova sociedade, permeando com a força do Evangelho os ambientes sociais, políticos, econômicos e universitários”, exortou.
Por fim, pediu que o Senhor, pela intercessão da Virgem Aparecida, renove nos jovens “a esperança e o espírito missionário”.
“Vocês são a esperança do Brasil e do mundo. E a novidade, da qual vocês são portadores, já começa a construir-se hoje. Que Nossa Senhora, que em sua juventude soube abraçar com coragem o chamado de Deus em sua vida e sair ao encontro dos mais necessitados, possa ir na frente de vocês, guiando-lhes em todos os seus caminhos”, concluiu.
A íntegra da carta do Papa Francisco aos jovens brasileiros foi publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
Fonte: ACIDIGITAL
Foto: L'Osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário