sexta-feira, 21 de junho de 2019

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI NA CATEDRAL DE CAMPINA GRANDE

"A instituição da Eucaristia já celebrada na Quinta-feira Santa é hoje celebrada com honra e alegria, que não poderia se manifestar naquele dia, pois estávamos na Semana Santa, às vésperas da Comemoração da Morte-ressurreição do Senhor. Esta festa, na quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, começou a ser celebrada em 1214. A procissão, depois da celebração, percorrendo as diversas ruas de nossa Comunidade, foi introduzida aos poucos. Tem-se notícia dela, em Roma, desde 1350. A Eucaristia é o centro e o fundamento de nossa vida cristã. “Ele está no meio de nós!”, dizemos tantas vezes em nossas celebrações! Ele se faz comida e bebida para sermos também comida e bebida para todos.


A comunhão com o corpo e o sangue de Cristo na Eucaristia é também comunhão com a Comunidade. Celebrar só não basta! É preciso traduzir nossas celebrações em ações transformadoras! Fé e Vida! Se faltar uma dessas dimensões em nossa Comunidade, nossas celebrações estarão incompletas!

4. Evangelho: Jo 6,51-58 - Pão que sustenta

O texto nos ensina a viver a Eucaristia como recepção de Jesus, que dá a vida verdadeira, por sua presença entre nós (carne) e pela sua morte-ressureição (sangue). A Eucaristia é o sacramento que nos une a este projeto de vida e de morte-ressurreição, nos comprometendo a dar também nossa vida para os outros (...)" 









Trecho do texto Corpus Christi

Acréscimo meu 

Na Catedral, repleta de fiéis,  a programação da Solenidade de Corpus Christi foi realizada durante todo o dia: Missa Solene às 10h presidida pelo pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes; Adoração ao Santíssimo de 11h30 às 14h30, Missa Solene às 15h, presidida por Dom Dulcênio (Bispo de Campina Grande) e concelebrada pelo pleno da Diocese local seguida da procissão pelas principais ruas do centro da cidade e finalizando com a benção do Santíssimo na Catedral.

A Pastoral da Comunicação (PASCOM da Catedral) transmitiu ao vivo as missas pela manhã e à tarde. Também fez a cobertura fotográfica e através de videos das missas e procissão.

Texto: Professora Aurea Ramos Araujo (Coord. da Pascom)
Fotos: Pascom Catedral 


Nenhum comentário:

Postar um comentário