sábado, 22 de outubro de 2011

O amor transforma tudo!

Ex 22, 20-26; Salmo 17; 1 Tessalonicenses 1, 5c-10; Mateus 22, 34-40

Jesus vai dizer para nós que só o amor importa e só o amor é tudo. Neste aspecto, ele teve uma seguidora que se destacou bastante em seu testemunho espiritual: Santa Teresa de Lisieux (Santa Teresinha, cuja festa celebramos no primeiro dia deste mês de outubro). A essência da vocação de Teresa estava em suas próprias palavras: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor [...] minha vocação é o amor” (História de uma alma).

Esse tema do amor também é central para o texto do evangelista Mateus, proclamado neste final de semana (Mt. 22, 34-40), porque as palavras de Jesus nos convencem de que amar a Deus e ao próximo constituem o núcleo central da vida cristã.

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento” (Mt. 22,38). A ênfase neste mandamento do amor se encontra na totalidade expressa na palavra “todo”, que é repetida três vezes em uma frase tão curta. É interessante notar que, o termo “coração” (em grego: “Kardia”), é o primeiro a ser mencionado na lista das três coisas com as quais devemos amar a Deus. Essa situação é porque, nas Escrituras Sagradas, o coração significa o lugar de onde emergem as nossas decisões.

Talvez não seja por coincidência, que este episódio do Evangelho seja proclamado no mês mais voltado para as missões. É motivado por um amor verdadeiro e maduro para Cristo, como disse Santa Teresa, um amor que “dá tudo”, que o cristão deve se comportar. Não é difícil encontrarmos missionários que deram tudo de si, deixaram tudo, renunciaram mesmo (sua terra natal, a família, seu povo, seu estilo de vida confortável, entre outras coisas), e como Cristo se ofereceram como “pão repartido para a vida do mundo” (cf. Papa João Paulo II - Dia das Missões, 2005).

Meus irmãos, nós todos somos missionários por força do nosso batismo, mais ainda pela participação nos outros sacramentos, em especial pela Eucaristia que celebramos. É preciso que coloquemos radicalmente em prática o que o sacerdote pronuncia em nome do Cristo (In Persona Christi) no momento da consagração: “Tomai todos e comei, isto é o meu corpo [...] tomai todos e bebei, este é o meu sangue” (Missal Romano, p. 477), bem como a afirmação de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo. 15,13).

É através desse exemplo de amor verdadeiro dado por Jesus, amor que se doa, que nos sentiremos estimulados a amadurecer nossa vida cristã. O amor cristão é capaz de mudar o mundo, transformar tudo, mas uma coisa é certa, não há amor sem sacrifícios, sem sofrimentos!

Por: Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes

@pemarciomendes

pemarcio@gmail.com

pemarcio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário