domingo, 14 de outubro de 2012


2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos reúne 550 jovens em Curitiba

POR: CNBB
Chega_Mais_Começou hoje, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, em Curitiba (PR), no Colégio Marista Santa Maria, o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc). O encontro é ecumênico e reúne 550 pessoas, em sua maioria jovens, do Brasil, mas também da Argentina, Chile e Guiné Bissau.
O Ebruc é organizado pelo Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e conta com apoio do Colégio Marista e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
Às 11h, aconteceu o evento inaugural do 2º Ebruc que foi o “Chega Mais”, que foi a acolhida dos participantes, feito pelo irmão Adriano Brollo, diretor de Pastoral do Grupo Marista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
celebrao_ecummica_2“Seres espirituais vivendo uma experiência humana” foi a temática do Chega Mais. Segundo o irmão Adriano, "cada um de nós carrega dentro de si uma faísca de Deus e quando nos encontramos uns com os outros humanizamos nossa espiritualidade. Deus não se esconde do humano. Ele se revela através do humano”.
Na dinâmica do Chega Mais, todos os participantes receberam um relógio de papel para agendar encontros uns com os outros e conversarem. "O mais rico no EBRUC é a oportunidade de conhecer diferentes pessoas de várias regiões do país", incentivou irmão Adriano.
Após o almoço, aconteceu uma celebração ecumênica, com a presença de: dom Joaquim José Vitti, arcebispo de Curitiba (PR); dom Joaquim Giovano Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, da CNBB, dom Tarcisio Scaramussa; dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso; irmão Adriano Brollo, representando a reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; dom Naudal Alves Gomes, bispo da diocese de Curitiba da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e pastor Jorge Schiefer Decker, sinodal do Sínodo Paranapanema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.
Chega_Mais_-_dinmica_encontro











O tema do 2º Ebruc é “Educação e Cultura: areópagos da missão”, e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos” (Jo 3, 11). Este encontro de universitários é marcado pela realização de oficinas temáticas que possibilitem a construção de novos saberes. Pautadas pelo tema e lema, todas as 12 oficinas serão espaços de cocriação onde a vivência pessoal de cada indivíduo será valorizada para a construção de um projeto coletivo.
Os participantes poderão escolher oficinas com temas como: Ecumenismo e Diálogo das Religiões na universidade, A Missão Continental vivida na atualidade universitária: Experiências de sucesso na Argentina e no Chile, Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente e Amazônia, Culturas Africanas, Movimento Estudantil na contemporaneidade, Núcleo Estudantes Internacionais e Encontro de Culturas, Oficina de Mídia Digital e Evangelização, Juventude e Afetividade, O que o mercado de trabalho espera do Jovem Universitário, Políticas Públicas para a Juventude, Oficina de Criação Cênica, Juventude e participação.
O 1º EBRUC ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no campus Betim, entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010, e reuniu 180 jovens universitários de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário