sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Presença brasileira no Congresso Internacional Ecclesia in America

POR: CNBB

Bispos_Brasileiros_em_Roma_2012Chegou ao fim, no Vaticano, o Congresso Internacional Ecclesia in America, realizado de 9 a 12 de dezembro. Este encontro foi promovido pela Pontifícia Comissão para América Latina, os Cavaleiros de Colombo e o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos. Reuniu cardeais, bispos, religiosos e leigos de todas as partes da América.
Os bispos brasileiros participaram do encontro: dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre e dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A finalidade do Congresso foi comemorar os 15 anos da Exortação Apostólica Ecclesia in America, do Beato João Paulo II. Trata-se de um dos primeiros grandes eventos do Ano da Fé, inaugurado por Bento XVI em outubro passado e também marcado por uma forte presença Mariana-Guadalupana, pois se realizou sob o signo de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América.
Nossa Senhora de Guadalupe, aliás, está no título do Congresso, que é “Ecclesia in América: nas pegadas da exortação pós-sinodal sob a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização e Mãe da Civilização do Amor”.
O secretário da CAL, Guzmán Carriquiry, disse que o Congresso se tratou de uma proposta “muito exigente, porém ao mesmo tempo uma experiência que nos parece muito fascinante e muito oportuna”.
No primeiro dia do evento, 9, na memória litúrgica de São Juan Diego, o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cardeal Marc Ouellet, presidiu a celebração eucarística na Basílica de São Pedro. Ao final, o papa Bento XVI fez uma breve saudação aos presentes. Com cerca de 200 participantes de toda a América, o Congresso Ecclesia in America refletiu, durante os três dias, a realidade e os desafios da Igreja no Continente Americano.
Os conferencistas participaram da audiência geral com papa Bento XVI, realizada todas as quartas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário