quinta-feira, 2 de maio de 2013


Falar de reforma na Cúria Romana é prematuro, diz arcebispo


O arcebispo responsável pela primeira das duas secções da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Angelo Becciu, disse nesta quarta-feira, 1º, que é “prematuro” falar de reformas na Cúria Romana, estrutura central do governo na Igreja Católica.

“Depois de ter falado com o Santo Padre, posso dizer que neste momento é absolutamente prematuro avançar qualquer hipótese acerca da futura organização da Cúria. O Papa Francisco está ouvindo a todos, mas em primeiro lugar pretende ouvir os que escolheu como conselheiros”, declarou o substituto de Secretaria de Estado em entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

O Papa nomeou no último dia 13 oito cardeais dos cinco continentes para o aconselharem no governo da Igreja e estudarem o aperfeiçoamento da Constituição Apostólica 'Pastor bonus' (O bom pastor), que regulamente a Cúria Romana, publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.

Dom Angelo Becciu disse ser “um pouco estranho” ver como “chovem conselhos” num momento em que Francisco “ainda não se encontrou com o grupo de conselheiros”.

O primeiro encontro com o grupo está marcado para o próximo mês de outubro.

O arcebispo da Secretaria de Estado do Vaticano considera que o Papa vai levar o “tempo necessário para a reflexão” a fim de ter “um quadro completo da situação”.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário