sábado, 23 de novembro de 2013

Em SP, peregrinação e missa encerram Ano da Fé

A Comunidade Católica Shalom, em parceria com a Arquidiocese de São Paulo, realiza nos dias 23 e 24 de novembro o Simpósio sobre Fé e Missão: “Novas Expressões para uma Nova Evangelização”.

Com palestras baseadas na encíclica “Lumen Fidei”, do Papa Francisco, o evento marcará o encerramento do Ano da Fé na capital paulista. Contará com a presença dos cardeais Dom Odilo Scherer e Dom Cláudio Hummes, respectivamente arcebispo e arcebispo emérito de São Paulo; Dom Tarcício Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e do fundador da Shalom, Moysés Azevedo.

O objetivo do evento é apresentar a fé católica a partir da experiência de escuta de Deus, que revela ao homem a verdade. Será destacada também a necessidade de os fiéis anunciarem as “razões da fé” que não aliena, mas gera coerência de vida.

No Domingo do Cristo Rei, 24, haverá a peregrinação do laicato à catedral. O cortejo partirá do Mosteiro de São Bento até a Catedral Metropolitana, onde Dom Odilo presidirá Missa. Para motivar a participação consciente neste momento importante da Igreja, o cardeal enviou uma carta a todos os leigos e suas organizações eclesiais.

Na carta, Dom Odilo recorda que "ao longo deste ano, todos nós fomos encorajados a reavivar nossa fé cristã católica". O arcebispo também lembra alguns dos objetivos propostos pelo Ano da Fé, como "aprofundar a experiência da fé mediante o renovado encontro pessoal e comunitário com Deus; fortalecer as raízes da nossa fé, mediante a instrução e o estudo das razões que temos para crer e dos conteúdos da nossa fé; testemunhar nossa fé publicamente; renovar a profissão de nossa fé e praticar as obras da fé".

O ano da Fé teve início em 11 de outubro de 2012 e teve como objetivo comemorar o 50º aniversário do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). Na Carta Apostólica Porta Fidel (A Porta da Fé), o Papa Emérito Bento XVI convocou toda a Igreja a promover o Ano da Fé e convidou os católicos a vivê-la intensamente.

Fonte: Catolicanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário