segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Episcopo.net é a nova plataforma de comunicação para bispos da América Latina e Caribe


Com o objetivo de favorecer a comunicação online e a interação entre os bispos, o canal digital Episcopo.net é uma iniciativa inovadora, que vem para atender as atividades do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). 
A plataforma oferece salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas, auditório virtual para até 500 participantes, conta de e-mail com certificado de segurança e criptografia, portal integrado, além de cursos, relatórios e redes, que pretendem dinamizar a comunicação digital na Igreja da América Latina e Caribe.  O lançamento da Episcopo.net ocorreu no Brasil durante o Curso de Comunicação para bispos da CNBB, realizado de 4 a 8 de novembro, em Jaboatão dos Guararapes (PE).
De acordo com a secretária executiva do Departamento de Comunicação do Celam, Susana Nuin Nuñes, a Episcopo.net nasce para atender as necessidades de comunicação das Conferências. “A plataforma foi projetada e implementada pela Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), por meio do Centro de Guadalupe, com o propósito de desenvolver diferentes programas de comunicação e afetiva comunhão entre os bispos”, disse.  O projeto é apoiado pelo Celam e Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS).
O coordenador da RIIAL no Brasil, padre Clovis Andrade destaca que a plataforma oferece um serviço confiável e com certificado de segurança, o que garante aos usuários tranquilidade na troca de conteúdo online. “Para utilizar a plataforma não é necessário ter um equipamento próprio de videoconferência, basta um computador com webcam. Os bispos poderão usar o site para interagir com sua diocese, gerando uma comunhão com os fiéis”, explica.
Para ser um usuário da plataforma é necessário possuir vínculo com uma Conferência Episcopal, diocese, discatérios ou Celam. A utilização dos serviços é realizada por meio de assinatura anual de pacotes de videoconferências. A plataforma pode ser acessada através do endereço:www.episcopo.net.
Informações com o coordenador da RIIAL no Brasil, padre Clovis Andrade, pelo e-mail:c.andrade@episcopo.net.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário