sábado, 13 de fevereiro de 2016

Celebração de Cinzas inaugura tempo da quaresma na Catedral de Nossa Senhora da Conceição


           


Nessa quarta-feira, dia 10 de fevereiro, uma multidão se dirigiu à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, para celebrar o início da quaresma, simbolizado pela distribuição das cinzas. O período de preparação para a Páscoa, é marcado por um convite à reflexão e à contemplação dos ensinamentos de Jesus, tendo já prefigurado, a sua paixão, morte e ressurreição, ponto central de nossa fé.
            O Bispo de Campina Grande, Dom Manuel Delson, lembrou que a chave para uma exitosa experiência nesse momento é a caridade. “Somos convocados a uma relação próxima com Cristo, é importante que procuremos mergulhar no grande mistério de amor desse tempo. Rasguemos o coração e busquemos uma conversão verdadeira a partir do exercício da partilha e do perdão”, frisou.
Na oportunidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oportuniza aos católicos, uma discussão sobre o seguinte tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”, e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (cf. Amós 5, 24), tais mensagens que nortearão os próximos 40 dias das paróquias em todo o Brasil, cuja abertura será no próximo domingo, busca ressaltar a missão da Igreja Católica, enquanto propagadora da justiça e defensora dos valores da vida humana.
A pretexto da Campanha da Fraternidade e dos problemas decorrentes do Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, Dom Delson conclamou os fiéis a se unirem no combate ao mosquito, “É fundamental  que estejamos em alerta, devemos cuidar de nossas casas e de nossa cidade, unindo-nos assim no combate ao vírus”, concluiu o Líder diocesano.
Quaresma é sinônimo também de mudança. Na imposição das cinzas, o sacerdote convida a uma conversão ao evangelho, ou seja, à aceitação e a vivência da proposta redentora da salvação. Enquanto comunidade de fé, a Igreja, povo de Deus, é determinante na construção de uma sociedade melhor, multiplicar tal objetivo, é seguir na trilha do maior ideal cristão: o serviço.
            Frutífera quaresma a todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário