terça-feira, 24 de maio de 2016

Catedral realiza Celebração Solene da Santíssima Trindade lembrando aos fiéis que Deus nos chama para vivermos a sua vocação

A Catedral de Nossa Senhora Da Conceição celebrou nesse domingo, 22, a Solenidade da Santíssima Trindade que representa o mistério da fé católica. A Santa Missa foi presidida pelo pároco, Luciano Guedes. A igreja reserva esse domingo após a festa de Pentecostes, de maneira particular, para que os cristãos lembrem desse mistério, em ação de graças ao reconhecimento do Deus que nos cria, nos salva e nos santifica.


Na Liturgia da Palavra, a assembleia ouviu a leitura do Livro dos Provérbios na qual destacava a sabedoria do Senhor Deus ao criar todas as coisas do mundo. Já na carta de São Paulo aos Romanos escutamos que em Cristo há fé na glória de Deus, em todos os momentos porque o amor de Deus foi derramado sobre nós.


O evangelho de João, nesse domingo da Santíssima Trindade, nos disse sobre o diálogo entre Jesus e os Discípulos, no qual Cristo afirma que haviam muitas coisas a serem ditas, mas que o Senhor não seria entendido, entretanto o Espirito Santo promoverá a verdade.

Na homilia, Padre Luciano Guedes afirmou que a igreja, a eucaristia e a oração é o reconhecimento do Deus Trindade, entendendo que três pessoas formam um único Deus, a partir daí desejamos experimentá-lo. “Quando nós olhamos os salmos presentes no antigo testamento, identificamos não somente o Deus que cria todas as coisas, mas também toda a história da aliança que revela um Deus que cuida da humanidade e que mesmo diante do pecado não nos abandona”, disse o padre.


A palavra nos revela que Deus é bondade e misericordioso, Pois o Senhor que criou todas as coisas não deseja perder suas criaturas, o Pai Eterno busca nos alimentar e nos sustentar pelo seu amor. Deus perdoa nossas culpas, cura nossas enfermidades, resgata nossa vida e nos enche de Graça nos libertando e nos dando vida. O Senhor ama os homens justos e os protege, tranquilizando os corações atribulados e amparando os humildes.


Padre Luciano Guedes destacou que a pessoa de Jesus é o próprio amor de Deus manifesto e expresso que se encontra com cada um de nós. O relacionamento de Cristo com as pessoas provoca sempre uma novidade, porque tudo Nele está ligado a misericórdia. “Em um mundo com tanta incompreensão, marcado pela discórdia e intolerância, pela incapacidade de ouvirmos o que o outro tem a nos dizer, certamente em um mundo carente de misericórdia, temos que viver nossa vocação de cristão com o amor de Deus”, revelou o Pároco.


Celebrar a Santíssima Trindade é um chamado para vivermos a nossa vocação, uma vez que traçamos o sinal da Santa Cruz em nossa fronte, estamos confiando na misericórdia de Deus, entregando nossa vida e reafirmando que pertencemos a Deus. A Igreja é figura da Santíssima Trindade projetando no homem e na mulher o reflexo de Deus, significando o desdobramento de Deus na existência de cada cristão.

Texto: Fernando Nascimento (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário