domingo, 15 de maio de 2016

Missa de Pentecostes Relembra a Descida do Espirito Santo Sobre Os Apóstolos e Diocese Comemora 67 Anos


A Catedral Diocesana de Campina Grande celebrou na manhã deste domingo, 15, o dia de Pentecostes. Essa cerimônia é realizada 50 dias depois da páscoa e foi presidida pelo bispo, Dom Manoel Delson, e concelebrada pelo pároco Pe. Luciano Guedes. Na oportunidade a Diocese também comemora seus 67 anos de existência na Rainha da Borborema, guiada pelo Espirito Santo que fortalece e propaga o amor de Deus aos cristãos de toda cidade.

Na Liturgia Eucarística deste dia sagrado, a assembleia ouviu a palavra dos Atos dos Apóstolos, na qual descrevia a descida do Espirito Santo sobre cada apóstolo e como cada um deles ficou preenchido de alegria. Assim como na Carta aos Coríntios “enviai do céu um raio de luz”, estabelecendo também os sete dons trazidos pelo Espirito Santo: conselho, fortaleza, temor de Deus, piedade, ciência, entendimento e sabedoria.

Na homilia, baseada no evangelho do Apóstolo João que traduziu Pentecostes como sendo a vinda do Espirito Santo de Paz, Dom Delson explicou que o Espirito Santo é aquele que nos dá a identidade de cristãos e foi ele que nos gerou como filhos, “recebemos o Espirito Santo na Eucaristia e em oração, a condição para recebê-lo é estar em comunhão e unidade como comunidade cristã, acolhendo a paz e a solidariedade porque somos uma família”, disse o bispo.

O Espirito Santo é a alma, a força e a inspiração da igreja e nos foi dado junto com o dom especial de perdoar, Jesus Cristo entendia a carência e necessidade humana de perdoar. A Santa Igreja nos oferece o ano da misericórdia ao longo de 2016, essa dinâmica dá oportunidade a todos os cristãos de refletir sobre o poder do perdão como forma de crescimento espiritual, e que possamos transmitir a paz do Cristo ressuscitado.

Para Dom Manoel Delson, o Espirito Santo gera mais do que os sete dons que conhecemos pela Bíblia, “são mais que estes porque toda riqueza espiritual que possuímos é gerada pelo Espirito Santo, por isso há uma diversidade de dons para serem colocados a serviço da comunidade fazendo com que cresçam e se multipliquem” relatou o bispo.

Na ocasião Dom Delson usou como exemplo a Catedral de Nossa Senhora da Conceição que agrega tantos dons presentes nas diversas pastorais que estão a serviço da igreja para a construção do Reino de Deus. Lembrando ainda que no dia 14 de maio, a Diocese de Campina Grande completou 67 anos, nos quais passaram 7 bispos com a missão de conduzir o povo de Deus, dependendo de todos que compõem a igreja de Deus, sejam padres, missionários, e todo o povo de Deus que mantém a sua fé atestando que pertencemos a uma igreja viva, missionária e ativa.

Texto: Fernando Nascimento (Pascom Catedral)

Fotos e Vídeos: Pascom Catedral 


Nenhum comentário:

Postar um comentário