quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Liturgia Diária - Quinta-feira,18 de agosto de 2016


 20ª Semana Tempo Comum


1ª Leitura - Ez 36,23-28

Eu vos darei um coração novo
e porei um espírito novo dentro de vós. 
Leitura da Profecia de Ezequiel 36,23-28 Assim fala o Senhor: 
23 Vou mostrar a santidade do meu grande nome, 
que profanastes no meio das nações. 
As nações saberão que eu sou o Senhor. 
- oráculo do Senhor Deus - 
quando eu manifestar minha santidade 
à vista delas por meio de vós. 
24 Eu vos tirarei do meio das nações, 
vos reunirei de todos os países, 
e vos conduzirei para a vossa terra. 
25 Derramarei sobre vós uma água pura, 
e sereis purificados. 
Eu vos purificarei de todas as impurezas 
e de todos os ídolos. 
26 Eu vos darei um coração novo 
e porei um espírito novo dentro de vós. 
Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra 
e vos darei um coração de carne; 
27 porei o meu espírito dentro de vós 
e farei com que sigais a minha lei 
e cuideis de observar os meus mandamentos. 
28 Habitareis no país que dei a vossos pais. 
Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus. 
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 50,12-13. 14-15. 18-19 (R. Ez 36,25)

R. Eu hei de derramar sobre vós uma água pura,
e de vossas imundícies sereis purificados. 
12 Criai em mim um coração que seja puro,* 
dai-me de novo um espírito decidido. 
13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* 
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo* 
e confirmai-me com espírito generoso! 
15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores,* 
e para vós se voltarão os transviados. R.

18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* 
e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 
19 Meu sacrifício é minha alma penitente,* 
não desprezeis um coração arrependido! R. 

Evangelho - Mt 22,1-14

Convidai para a festa todos os que encontrardes. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,1-14

Naquele tempo:
Jesus voltou a falar em parábolas
aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo,
2 dizendo: 'O Reino dos Céus é como a história do rei
que preparou a festa de casamento do seu filho.
3 E mandou os seus empregados
para chamar os convidados para a festa,
mas estes não quiseram vir.
4 O rei mandou outros empregados, dizendo:
`Dizei aos convidados: já preparei o banquete,
os bois e os animais cevados já foram abatidos
e tudo está pronto. Vinde para a festa!'
5 Mas os convidados não deram a menor atenção:
um foi para o seu campo, outro para os seus negócios,
6 outros agarraram os empregados,
bateram neles e os mataram.
7 O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar
aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.
8 Em seguida, o rei disse aos empregados:
`A festa de casamento está pronta,
mas os convidados não foram dignos dela.
9 Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos
e convidai para a festa todos os que encontrardes.'
10 Então os empregados saíram pelos caminhos
e reuniram todos os que encontraram, maus e bons.
E a sala da festa ficou cheia de convidados.
11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou
ali um homem que não estava usando traje de festa
12 e perguntou-lhe: `Amigo,
como entraste aqui sem o traje de festa?'
Mas o homem nada respondeu.
13 Então o rei disse aos que serviam:
`Amarrai os pés e as mãos desse homem
e jogai-o fora, na escuridão!
Ali haverá choro e ranger de dentes'.
14 Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos.'
Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 22, 1-14

A proposta de Jesus é feita para todas as pessoas de boa vontade, mas exige resposta incondicional e adesão aos valores do Reino e ao seu projeto. Muitos valores da sociedade atual apresentam-se como concorrentes aos valores do Reino e fazem com que outras escolhas sejam possíveis, assim como a possibilidade de rejeição do projeto de Cristo. Mas também acontece que algumas pessoas dão a sua adesão ao projeto de Jesus, no entanto se tornam pessoas divididas porque não conseguem deixar os valores anteriores e a suas vidas são caracterizadas pela duplicidade. Essas pessoas participam do banquete, mas as suas vestes não são apropriadas. 

Fonte:Católico Orante

Nenhum comentário:

Postar um comentário