quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Liturgia Diária - Sexta-feira,19 de Agosto de 2016

 20ª Semana Tempo Comum


1ª Leitura - Ez 37,1-14

Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor!
Vou abrir as vossas sepulturas
e conduzir-vos para a terra de Israel. 
Leitura da Profecia de Ezequiel 37,1-14 Naqueles dias: 
1 A mão do Senhor estava sobre mim 
e por seu espírito ele me levou para fora 
e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 
2 e me fez andar no meio deles em todas as direções. 
Havia muitíssimos ossos na planície 
e estavam ressequidos. 
3 Ele me perguntou: 
'Filho do homem, 
será que estes ossos podem voltar à vida?' 
E eu respondi: 
'Senhor Deus, só tu o sabes'. 
4 E ele me disse: 
'Profetiza sobre estes ossos e dize: 
Ossos ressequidos, 
escutai a palavra do Senhor! 
5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: 
Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós 
e voltareis à vida. 
6 Porei nervos em vós, farei crescer carne 
e estenderei a pele por cima. 
Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. 
Assim sabereis que eu sou o Senhor'. 
7 Profetizei como me foi ordenado. 
Enquanto eu profetizava, 
ouviu-se primeiro um rumor, 
e logo um estrondo, 
quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 
8 Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos 
e, por cima, a pele que se estendia. 
Mas não tinham nenhum sopro de vida. 
9 Ele me disse: 
'Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! 
Dirás ao espírito: 
Assim diz o Senhor Deus: 
Vem dos quatro ventos, ó espírito, 
vem soprar sobre estes mortos, 
para que eles possam voltar à vida'. 
10 Profetizei como me foi ordenado, 
e o espírito entrou neles. 
Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: 
era uma imensa multidão! 
11 Então ele me disse: 
'Filho do homem, 
estes ossos são toda a casa de Israel. 
É isto que eles dizem: 
'Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, 
estamos perdidos! 
12 Por isso, profetiza e dize-lhes: 
Assim fala o Senhor Deus: 
Ó meu povo, 
vou abrir as vossas sepulturas 
e conduzir-vos para a terra de Israel; 
13 e quando eu abrir as vossas sepulturas 
e vos fizer sair delas, 
sabereis que eu sou o Senhor. 
14 Porei em vós o meu espírito, 
para que vivais e vos colocarei em vossa terra. 
Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço 
- oráculo do Senhor'. 
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 106,2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 1)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,
porque eterna é a sua misericórdia! 
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia 
2 Que o digam os libertos do Senhor, * 
que da mão dos opressores os salvou 
3 e de todas as nações os reuniu, * 
do Oriente, Ocidente, Norte e Sul. R.

4 Uns vagavam, no deserto, extraviados, * 
sem acharem o caminho da cidade. 
5 Sofriam fome e também sofriam sede, * 
e sua vida ia aos poucos definhando. R.

6 Mas gritaram ao Senhor na aflição, * 
e ele os libertou daquela angústia. 
7 Pelo caminho bem seguro os conduziu * 
para chegarem à cidade onde morar. R.

8 Agradeçam ao Senhor por seu amor * 
e por suas maravilhas entre os homens! 
9 Deu de beber aos que sofriam tanta sede * 
e os famintos saciou com muitos bens! R. 

Evangelho - Mt 22,34-40

Amarás o Senhor teu Deus, e ao 
teu próximo como a ti mesmo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40
Naquele tempo:
34 Os fariseus ouviram dizer que Jesus
tinha feito calar os saduceus.
Então eles se reuniram em grupo,
35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
36 'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?'
37 Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!'
38 Esse é o maior e o primeiro mandamento.
39 O segundo é semelhante a esse:
`Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
40 Toda a Lei e os profetas
dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação

Reflexão - Mt 22, 34-40

Deus não admite o amor a si sem que este amor se torne gestos concretos de caridade. É por isso que hoje vemos no Evangelho que o primeiro e maior mandamento traz consigo um outro que é semelhante a ele. O primeiro exige de nós o amor a Deus e o segundo exige de nós o amor ao próximo. Jesus nos diz que desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. A partir daí podemos perceber porque São João nos diz na sua primeira epístola que quem ama não peca. Com isso, Jesus nos mostra que somente a plena vivência do amor nas suas duas dimensões, a Deus e aos próximo, pode conduzir verdadeiramente à santidade. 

Fonte:Católico Orante

Nenhum comentário:

Postar um comentário