quarta-feira, 29 de março de 2017

Diocese de Campina Grande promove neste domingo a 19ª Caminhada Penitencial, até Lagoa Seca


A Diocese de Campina Grande promoverá neste domingo (2), a 19ª Caminhada Penitencial, que será realizada pela Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Floriano Peixoto, no centro de Campina Grande, com a participação das demais paróquias da Diocese.

De acordo com os organizadores, o ato, cujo início está previsto para as 5h30 da manhã com uma missa na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, faz parte das celebrações do período da Quaresma. A missa será presidida pelo pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes, com cobertura da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia.

Após a santa missa, por volta de 6h15, terá início a caminhada, com os fiéis saindo da Catedral até o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Durante a caminhada, , haverá a reza da via sacra, que terá como tema não só a Quaresma, mas a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”. Os organizadores esperam uma participação maciça de fiéis, já que as paróquias da diocese e todo o povo de Deus são convidados.

A caminhada constitui-se num ato público de fé, testemunho vivo da vitalidade da Igreja de Cristo que brota do seu lado aberto pela lança na cruz, da água e do sangue que purificam e dão vida nova a todos os que creem. Ato de fé que reúne e congrega toda a comunidade católica em torno do sentido mais profundo e espiritual da quaresma: conversão, oração e penitência em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e texto
“A Caminhada Penitencial a cada ano, tornou-se para o povo católico de Campina Grande uma expressão bonita de preparação para a Páscoa. Nos passos de Jesus Cristo, celebremos os desafios e as esperanças próprias de quem compreende a vida como um caminho até chegar o céu”, disse Pe. Luciano. 

Na organização e segurança da caminhada, a Diocese contará com o apoio dos Soldados do Exército Brasileiro para organizar os caminheiros, com a ajuda de uma corda que limitará o povo em apenas uma das faixas da rodovia; além de Agentes da CPTRAN, da ROTAM, da STTP e também o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF, com suas viaturas, motos e cones sinalizadores, no intuito de garantir que o acesso dos automóveis que circulam de Campina Grande ao Brejo e do Brejo à Campina Grande não seja interrompido.

De acordo com a comissão organizadora, este ano não teremos a distribuição de água. Assim pedimos a cada um que leve sua garrafinha. 

O Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, acompanhará toda a caminhada, encerrando o evento com a concessão da bênção aos participantes.

Aurea Ramos Araujo 
Pascom – Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário