sábado, 3 de agosto de 2019

4 de agosto: Igreja celebra Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos


Uma corrente mundial a favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa por professarem a fé cristã. Esse é o propósito do Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos, celebrado neste domingo, dia 4 de agosto.
A iniciativa é promovida pela Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), entidade com sede no Vaticano que apoia projetos da Igreja Católica em mais de 140 países, e mais uma vez recebe o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ainda participação de todas as paróquias do país.
Este ano, haverá atos centrais, ou seja, celebrações especiais em nove capitais brasileiras: Aracaju; Belo Horizonte, Curitiba; Florianópolis; Maceió; Recife; Rio de Janeiro; Salvador e São Paulo. Nas celebrações, haverá a presença de um porta-voz da ACN, que apresentará o apoio que a entidade recebe do Papa Francisco diante dos projetos de auxílio aos cristãos perseguidos no mundo. Veja a lista completa abaixo.
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Celebração Eucarística no domingo, às 8h, no  Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Trata-se de uma ação que reforça a parceria da CNBB com a Fundação Pontifícia ACN. Muitas paróquias e comunidades brasileiras também estão preparando e vivenciarão momentos celebrativos. O propósito é confortar, com as orações , todos aqueles que sofrem perseguição religiosa por professarem a fé cristã.
 
De acordo com a ACN, o ano de 2019 é um dos mais sangrentos para os cristãos. No Domingo de Páscoa, o Santuário de Santo Antônio, no Sri Lanka (foto), foi alvo de um dos ataques que tiraram a vida de mais de 200 pessoas. Este ano, a celebração ganha ainda mais força ao redor do mundo em função da aprovação da Assembleia Geral da ONU, em 28 de maio de 2019, da resolução que estabelece o dia 22 de agosto como o Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Atos de Violência Baseada na Religião ou Crença.
Ainda segundo a instituição, a ACN acolheu esta resolução como um primeiro passo para chamar mais atenção para a perseguição religiosa,  particularmente a da violência contra os cristãos – até hoje, o grupo de fé que mais sofreu.
Histórico
O Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Mundo ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite e madrugada de 7 de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico.
 
“Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.
Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a ACN mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então a Fundação Pontifícia realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados, ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio desde o início da crise.
 
Oração
Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo-lhe a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais.
Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.
Ajude-nos, Pai, Em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.
Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.
Amém.
Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako
Celebrações centrais:
4 de agosto
BELO HORIZONTE
Horário: Às 8h
Local: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Celebrante: Dom Walmor Oliveira de Azevedo
CURITIBA
Horário: Às 11h
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)
Celebrante: Padre Reginaldo Manzotti
FLORIANÓPOLIS
Horário: Às 19h30
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo (R. Prof. Bayer Filho, 49 – Coqueiros)
Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jönck
GOIANA (PE)
Horário: Às 10h
Local: Convento de Santo Alberto (Praça Frei Caneca, s/n – Goiana)
Celebrante: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
RIO DE JANEIRO
Horário: Às 10h
Local: Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro (Av. Chile, 245 – Centro)
Celebrante: Padre Claudio dos Santos
SÃO PAULO
Horário: Às 11h
Local: Catedral Metropolitana de São Paulo (Praça da Sé s/n)
Celebrante: Dom Odilo Pedro Scherer
Outras datas:
OLINDA/RECIFEData: dia 5 de agosto, Às 19h
Local: Catedral de Olinda e Recife (Alto da Sé, s/n – bairro do Carmo)
Celebrante: Monsenhor Lino Duarte
SÃO SALVADOR
Data: dia 6 de agosto, às 17h
Local: Capela Sagrada Família (Dorotéias) (Av. Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia)
Celebrante: Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida
MACEIÓ
Data: dia 17 de agosto, às 19h
Local: Catedral da Maceió (Praça Dom Pedro II, s/n – Centro)
Celebrante: Dom Antônio Muniz Fernandes
ARACAJU
Data: dia 18 de agosto, às 19h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresinha (R. Porto da Folha, 1755 – Suíssa)
Celebrante: Frei Rogerio Lima O. Carm.
Fonte: Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário