sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Papa incentiva jovens cubanos a se deixar transformar em discípulos missionários

 
 
O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da II Jornada Nacional da Juventude (JNJ), que se realiza em Cuba, para encorajá-los a deixar-se transformar em discípulos missionários, para que outros possam também descobrir a presença do Senhor e “assim viver uma existência caracterizada pela fidelidade e misericórdia”.
O Santo Padre fez este convite em uma mensagem transmitida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, ao Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionísio García Ibáñez.
“Por ocasião da Jornada Nacional da Juventude, celebrada nas diferentes dioceses de Cuba com o tema 'Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra', o Papa Francisco saúda com afeto os organizadores e todos os jovens participantes e encoraja-os a seguir com firmeza o exemplo da Virgem Maria, serva fiel do Senhor, provando a alegria que nasce por ter encontrado Jesus Cristo e, como testemunhas da Ressurreição, estar dispostos a deixar-se transformar em discípulos missionários, para que muitos possam descobrir a presença do Senhor Jesus, escutar o seu chamado, crescer em Sua amizade e assim viver uma existência caracterizada pela fidelidade e misericórdia”, expressa a mensagem.
Nesse sentido, o Cardeal Parolin assegurou que, “com estes sentimentos, o Santo Padre reza a Deus Nosso Senhor, por intercessão da Santíssima Virgem da Caridade do Cobre, para que proteja com todo o Seu amor infinito todos os jovens cubanos, acompanhando-os em todos os momentos de sua vida, e transmite-lhes com alegria a implorada bênção apostólica como símbolo de copiosas graças divinas”.
De 1º a 4 de agosto, acontecerá em Cuba a II Jornada Nacional da Juventude, cuja sede seria a Arquidiocese de Santiago de Cuba. No entanto, devido à crise econômica enfrentada pela ilha, a Igreja local decidiu reprogramar o evento e realizá-lo em cada uma das onze dioceses.
Entretanto, a essa dificuldade somou-se a proibição do governo comunista para que pudessem realizar atividades fora dos templos, como é o caso da Via-Sacra. Apenas em Santiago de Cuba poderão ser realizadas atividades fora dos templos.
O Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionisio García Ibáñez, em uma carta pelo início da JNJ disse aos jovens que, embora “seja natural uma frustração inicial por causa de uma medida que não compreendemos”, sabemos “por experiência que também na vida espiritual e na vida cristã, dificuldades e obstáculos estarão sempre presentes”.
“Diante dessa realidade, o Senhor Jesus nos ensinou que a Esperança surge do caminho da Cruz. Ele se adiantou e nos deu o exemplo, carregando-a pelos nossos desalentos e infidelidades. A vitória é a do Ressuscitado”, afirmou.
Fonte:Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário