quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pascom da Catedral participa do I Encontro de articuladores da Pascom



No último sábado, dia 7, cerca de 30 representantes de paróquias, serviços e movimentos, da Diocese de Campina Grande, estiveram reunidos para refletir sobre a implantação da Pastoral da Comunicação nas paróquias.
O evento aconteceu no Centro Pastoral da Catedral, “Jesus Ressuscitado” , e contou com a presença de Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, vigário geral da diocese e pároco da Catedral, que fez a acolhida aos participantes externando a sua satisfação, em nome da diocese, em recebê-los para uma reflexão tão importante que é a comunicação a serviço da evangelização.
Dando continuidade, o seminarista e membro da coordenação da Pascom Diocesana, Adeildo, proferiu uma palestra com a temática : “Espiritualidade da Pascom”.
Ainda no turno da manhã, a programação prosseguiu com o Jornalista Rodrigo Apolinário, coordenação da Pascom Diocesana, que repassou informações sobre o Encontro Nacional da Pascom, recentemente realizado em Aparecida (SP) e, apresentou um vídeo da Pascom da Arquidiocese de Salvador (BA). Também neste turno, os articuladores da Pascom relataram diversas e relevantes experiências de comunicação existentes em suas paróquias.
A Coordenadora da Pascom da Catedral, Professora Aurea Ramos Araujo, iniciou sua fala afirmando: “são muitas experiências e grandes desafios. A Pascom assim como a comunicação é um processo, por isto retomando as palavras de Rodrigo “vamos rezar por todas as pastorais da comunicação” .
Na sua fala, a professora Aurea acrescentou “vamos rezar também por todos os padres para que possam juntos conosco fortalecer a implantação desta pastoral em todas as paróquias”.
Na oportunidade, a coordenadora da Pascom na Catedral fez uma retrospectiva dos passos iniciais da comunicação, via internet, na paróquia enfatizando que o desenvolvimento do site, no ano de 2004, foi um grande propulsor para a comunicação interna e com a mídia, de um modo geral.
Segundo a Professora Aurea, a partir de então começa a se vislumbrar a formação da Pascom , sendo para tanto convidados várias jovens e casais das diversas pastorais. Concluiu sua intervenção convidando os presentes a participar das comemorações do 1 aniversário da Pascom, em Celebração Eucarística na Catedral, no dia seguinte, às 19h30.
Á tarde, os presentes se reuniram em grupo para responder os questionamentos: “Como implantar a Pascom na paróquia em que sou membro?”’ e “Como implantar a Pascom em todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese?”.’ Em seguida apresentaram suas conclusões, dentre elas a proposta de realização de formações nos zonais da diocese visando motivar os padres e agentes pastorais para que a Pascom possa melhor contribuir com a evangelização, missão primordial da nossa Igreja.


Fonte: Pastoral da Comunicação da Catedral
pascom@catedralcg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário