segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dom Jaime preside missa solene de abertura da Festa da Padroeira 2010


Começaram no último domingo, 28, as atividades relacionadas a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese, da cidade e da paróquia central. As festividades, que duram até o dia 8, têm como tema "Com Nossa Padroeira, Comunicamos o Cristo na Missão”. Além da homenagem a Nossa Senhora, a população diocesana celebra os 241 anos de fundação da paróquia, que possui o nome da homenageada, três anos de Dedicação da Catedral e, 61 anos da criação da diocese.

Os dez dias de festa contarão com as mais variadas atividades. Haverá a celebração de missas, ofícios, terços e momentos de oração, que culminarão, no último dia (08), com dois grandes eventos: uma procissão e, uma Missa Solene, presidida por dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande, que acontecerá, às 17h, no Parque do Povo.


Na noite de ontem, por exemplo, às 19h30, na Catedral, momento especial com a chegada da Imagem de Nossa Senhora, que esteve em peregrinação durante o mês de novembro, por diversas residências, empresas e educandários, hasteamento das bandeiras e missa solene de abertura da festa, por Dom Jaime.


No que tange à programação geral, o destaque fica por conta da realização da Olimpíada da Solidariedade cujo tema é "Solidariedade e Partilha: nossa missão cristã”. Para comemorar, acontecerão, na próxima semana, jogos solidários nas modalidades: tênis de mesa, damas, futsal e vôlei, com o intuito de arrecadar leite em pó para instituições que atendem crianças carentes.


Tênis de mesa e damas, serão realizados em data e local a serem divulgados nos próximos dias, enquanto que futsal e vôlei acontecerão nos dias 4 e 5 de dezembro de 9 às 18h, no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).


A entrada para assistir os jogos é gratuita. Pede-se apenas uma lata de leite em pó.


Nossa Senhora da Conceição

Padroeira de Campina Grande e também de Portugal, a devoção a Nossa Senhora da Conceição foi difundida no Brasil pelos portugueses no período Imperial. Antes mesmo de a Igreja proclamar o dogma da Imaculada, os espanhóis e portugueses já eram devotos a Nossa Senhora.

Em Campina Grande, foi no pontificado do Papa Clemente XIV que o Bispo de Olinda - PE, Dom Francisco Xavier Aranha, criou canonicamente em 08 de dezembro de 1769 a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres (São João do Cariri), Completando, portanto, em 2010, 241 anos de fundação. Naquele período, a Paróquia foi evangelizada por Jesuítas, Franciscanos, Beneditinos e Carmelitas que se dispuseram a catequizar os índios Cariris e Ariús. 

Confira as fotos do 1º Dia da Festa. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário