sexta-feira, 4 de março de 2011

Campanha da Fraternidade pelas dioceses do Brasil


A Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, que será aberta oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, 9, já começa a ganhar destaque na Igreja no Brasil. Desde o início do ano, várias dioceses fazem encontros de formação para capacitar voluntários para o exigente trabalho de divulgação e compromisso com a Campanha.
Na terça-feira, 1º, a diocese de Guarabira (PB), fez um encontro de formação que reuniu cerca de 70 pessoas, entre padres, religiosos, leigos, representantes de todas as paróquias, pastorais e movimentos. O professor Carlos Antonio Belarmino Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assessorou o encontro.
A arquidiocese de Goiânia, já convida para a abertura oficial da CF-2011. Será no Aterro Sanitário da capital, na Quarta-Feira de Cinzas, às 9h. “A ideia de realizar a abertura nesse espaço e mostrar à sociedade que atitudes pequenas, mesmo que sejam a longo prazo, são importantes para reverter o quadro de destruição do meio ambiente. Queremos motivar as pessoas para a prática do bem e do respeito para com a criação de Deus”, explica a coordenação da CF arquidiocesana.
O cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, é o responsável pela abertura da CF na capital baiana. Ele preside no dia 9, às 19h, na catedral Basílica Terreiro de Jesus a missa da Quarta-Feira de Cinzas. Três estratégias serão implantadas na arquidiocese para tornar a CF viva na sociedade.
“O primeiro passo é a mobilização das pessoas, comunidades, igrejas e sociedade como um todo para assumir o protagonismo na construção de alternativas de superação dos problemas ambientais. Na seqüência propor atitudes e comportamentos fundamentados em valores que tenham a vida como referência na relação com o meio ambiente. Por fim, denunciar situações e apontar responsabilidades”, antecipa a arquidiocese.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário